MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Indígena é espancado e queimado enquanto dormia em aldeia no Ceará

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O indígena da etnia Pitaguary Maurício Alves Feitosa, 45, foi espancado e incendiado com gasolina enquanto dormia na madrugada deste domingo (27), em Maracanaú, na Grande Fortaleza. Quando foi atacado, o indígena estava na va

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.08.2017, 20:00:08 Editado em 27.08.2017, 20:00:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O indígena da etnia Pitaguary Maurício Alves Feitosa, 45, foi espancado e incendiado com gasolina enquanto dormia na madrugada deste domingo (27), em Maracanaú, na Grande Fortaleza.

continua após publicidade

Quando foi atacado, o indígena estava na vacaria onde trabalha, na aldeia Santo Antônio, pertencente a reserva indígena do Pitaguary.

Mazim, como é conhecido, sofreu queimaduras de terceiro grau nos braços, pernas e na região lombar. Ele está internado no hospital Instituto Dr. José Frota (IJF), no centro de Fortaleza, mas a unidade não divulgou informações sobre o seu estado de saúde.

continua após publicidade

De acordo com a delegada da Polícia Federal Carla Sampaio, que apura o caso, Feitosa teve 50% do corpo queimado e está em estado grave. Ela não confirma, no entanto, a suspeita de que foram dois homens que praticaram o crime.

RETALIAÇÃO

Este é "mais um caso brutal ocorrido no interior do território Pitaguary", afirma o Observatório Socioambiental, que denuncia casos de violência contra povos indígenas.

continua após publicidade

"Espera-se que as autoridades tomem as devidas providências para elucidação deste caso de extrema crueldade e que atuem nesse local, onde há anos a comunidade clama por paz", cobra, em nota, a plataforma.

A perícia no local foi realizada na tarde deste domingo, e as investigações devem ser encaminhadas para a Delinst (Delegacia de Defesa Institucional). Uma das hipóteses com que a polícia trabalha é de retaliação, comum nessa região.

Feitosa é irmão de Ceiça Pitaguary, liderança indígena estadual e nacional, que, em março de 2016, sofreu um ataque a facadas, que lhe causaram graves lesões nos braços e na cabeça. O agressor foi preso.

A Funai (Fundação Nacional do Índio) diz estar acompanhando o caso. "Tudo indica que foi resultado de brigas por poder", afirma Valdênia Araújo, uma das representantes da fundação no Ceará.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Indígena é espancado e queimado enquanto dormia em aldeia no Ceará"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!