MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

ATUALIZADA - Moro desprezou provas, afirma defesa

JOSÉ MARQUES SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A defesa de Luiz Inácio Lula da Silva disse que o juiz Sergio Moro "desprezou as provas da inocência" e "usou o processo para fins de perseguição política" ao condenar o ex-presidente. "A sentença, de 962 parágraf

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.07.2017, 21:10:10 Editado em 12.07.2017, 21:10:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

JOSÉ MARQUES

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A defesa de Luiz Inácio Lula da Silva disse que o juiz Sergio Moro "desprezou as provas da inocência" e "usou o processo para fins de perseguição política" ao condenar o ex-presidente.

"A sentença, de 962 parágrafos, dedicou cinco deles para a prova que a defesa fez sobre a inocência", disse o advogado Cristiano Zanin Martins, na noite desta quarta (12), em entrevista em um hotel na zona sul de São Paulo.

continua após publicidade

Lula foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP).

A sentença de Moro é a primeira contra o petista no âmbito da Lava Jato.

Zanin voltou a sustentar que não há provas de que Lula seja proprietário do apartamento e que o imóvel jamais foi transferido a ele ou a seus familiares.

continua após publicidade

A defesa diz que a decisão de Moro se baseia, principalmente, no depoimento de Léo Pinheiro, dono da empreiteira OAS, em negociação de acordo de colaboração premiada -Pinheiro foi condenado na mesma ação.

Desde o início do processo, os advogados têm afirmado que Moro é parcial e entrado com ações de impedimento contra o juiz, sem sucesso. Eles argumentam que, com elas, não perseguiam o magistrado, mas usavam "mecanismos previstos em lei para impugnar atos arbitrários".

Com a sentença condenatória, os advogados dizem que estavam certos ao afirmar que Moro "perdeu a imparcialidade há muito tempo".

continua após publicidade

Segundo as contas da defesa, o juiz dedicou 29 parágrafos só ao depoimento de Léo Pinheiro à Justiça para justificar a condenação, além de ter usado teoria jurídica defendida pelo procurador Deltan Dallagnol, da força-tarefa da Lava Jato no Ministério Público Federal.

Na sentença, Moro diz que havia motivos para justificar a prisão preventiva do ex-presidente, como alegações de que ele tentou orientar a destruição de provas, mas a medida não foi determinada para evitar "traumas".

continua após publicidade

Para Cristiano Zanin, a afirmação tem "teor político". "Qual a prova de que o ex-presidente teria atuação que ensejaria qualquer medida cautelar? Nenhuma", disse, repetindo que as afirmações contra Lula foram feitas pelos outros réus, que não tinham a obrigação de dizer a verdade em juízo.

Ainda na decisão, Sergio Moro apontou contradições que Lula apresentou em seus depoimentos. À Polícia Federal, o ex-presidente disse que um dos motivos para não ter ficado com o tríplex foi apresentado por sua mulher, Marisa Letícia, que, em uma segunda visita ao imóvel, constatou que não havia qualquer reforma.

No depoimento ao magistrado, em 10 de março, a versão foi outra. "Fica difícil conciliar essas declarações com a prestada em juízo de que José Adelmário Pinheiro Filho [Léo Pinheiro] sequer teria informado que faria uma reforma no imóvel", disse Moro.

Zanin afirmou que essa justificativa para a condenação "é um cenário de especulação que não se sustenta em nenhuma prova".

O advogado disse que conversou com Lula pelo telefone e que o ex-presidente está bastante sereno, mas com uma "indignação natural" por causa da "condenação sem provas".

A equipe de defesa de Lula estava em audiência da outra ação em que o ex-presidente é réu, na Justiça Federal em Curitiba, ao receber a notícia da condenação. Em seguida, voaram para São Paulo.

Eles dizem que ainda estudam como recorrerão.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Moro desprezou provas, afirma defesa"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!