MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Joaquim Barbosa defende eleições diretas e não descarta candidatura

LETÍCIA CASADO BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa disse nesta quarta (7) que não descarta se candidatar a presidente da República. Ele defende eleições diretas no caso de uma eventual substituição

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.06.2017, 22:45:10 Editado em 07.06.2017, 22:45:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

LETÍCIA CASADO

continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa disse nesta quarta (7) que não descarta se candidatar a presidente da República. Ele defende eleições diretas no caso de uma eventual substituição de Michel Temer.

Questionado por jornalistas sobre "o apelo de parte da sociedade" em sair candidato à Presidência, respondeu que "é uma decisão difícil de tomar".

continua após publicidade

Indagado se a possibilidade está descartada, Barbosa afirmou: "Olha, eu sou cidadão brasileiro, cidadão pleno, há três anos livre das amarras de cargos públicos. Portanto, a decisão de me candidatar ou não está na minha esfera de deliberação".

Joaquim Barbosa disse que já conversou com líderes de partidos políticos sobre o assunto. Citou Marina Silva, do Rede Sustentabilidade, "no ano passado", e disse que "mais recentemente" teve conversas com PSB.

"Mas nada concreto, mesmo porque não sei se eu decidiria dar esse passo", completou.

continua após publicidade

Antes das declarações, durante evento no STF, o ministro Luís Roberto Barroso lembrou que Barbosa já despontou em pesquisas eleitorais como presidenciável e destacou seu "trabalho exemplar" como relator do mensalão.

"Vossa excelência é frequentemente lembrada como um possível candidato à Presidência da República. Não importa se vossa excelência não tem vontade ou interesse. A lembrança, por si só, é lisonjeira. Demonstra que a nação reconhece que vossa excelência é, tanto no plano simbólico, quanto no plano real, o jovem humilde que saiu de Paracatu de Minas para se tornar um orgulho para o Brasil", disse Barroso.

Barbosa afirmou que o país passa por "momento tempestuoso" na política, em que os "representantes eleitos não cumprem bem sua missão constitucional". Segundo ele, cabe ao Supremo, "como órgão de calibragem e moderação, ter uma vigilância redobrada".

continua após publicidade

DIRETAS

Para o ex-presidente do tribunal, não há "tabu" em alterar a Constituição "em uma situação de emergência como essa para dar a palavra ao povo", no caso de vacância do cargo de presidente da República.

"Já defendi isso, antes do impeachment. Naquele momento era constitucionalmente viável, mas faltou liderança para o país", disse ele a jornalistas.

"Acho que o momento é muito grave. Caso ocorra a vacância do presidente da República, a decisão correta a tomar é essa", acrescentou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Joaquim Barbosa defende eleições diretas e não descarta candidatura"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!