MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Ex-ministro Guido Mantega era contato com o PT, diz dono da JBS

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Delação premiada de executivos do grupo o grupo J&F, proprietário da marca JBS, menciona o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega como contato com o PT. Divulgada pelo jornal "O Globo", a afirmação foi confirmada pela reportage

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.05.2017, 22:15:11 Editado em 18.05.2017, 00:10:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Delação premiada de executivos do grupo o grupo J&F, proprietário da marca JBS, menciona o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega como contato com o PT.

continua após publicidade

Divulgada pelo jornal "O Globo", a afirmação foi confirmada pela reportagem.

Segundo um dos donos do conglomerado, o empresário Joesley Batista, havia na JBS uma espécie de conta corrente para o partido dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

continua após publicidade

Era dessa conta que saíam propinas para parlamentares petistas, segundo a delação, com a intermediação do ex-ministro Guido Mantega, O mais longevo ministro a comandar a economia do país, de 2006 a 2014.

O advogado de Mantega não quis falar sobre o assunto.

Em entrevista à Folha de S.Paulo neste mês, o ex-ministro negou envolvimento com irregularidades e afirmou que acusações como as de executivos da Odebrecht eram "ficções" para conseguir fechar delação premiada, histórias "inverossímeis" e sem provas.

continua após publicidade

AÉCIO E TEMER

Os executivos da JBS também acusam o senador Aécio Neves de pedir R$ 2 milhões a Joesley e o presidente Michel Temer de concordar com suposto suborno do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha. Ambos os políticos teriam sido gravados

As fitas, segundo executivos do J&F, foram entregues à Procuradoria-Geral da República (PGR). Devem integrar acordo de delação premiada, que aguarda homologação do ministro do Supremo Edson Fachin.

continua após publicidade

Segundo o jornal "O Globo", Mantega é apontado como o operador dos interesses do grupo no BNDES (bando de fomento que é sócio de empresas do J&F).

As supostas irregularidades na concessão de recursos do BNDES para as empresas de Joesley Batista foram alvo de investigação da PF na última sexta-feira (12).

continua após publicidade

Em janeiro, uma operação mirou o grupo ao apurar suspeitas de concessão de créditos pela Caixa Econômica.

Joesley teria dito à força-tarefa da Lava Jato que o então presidente do BNDES, Luciano Coutinho, não facilitava as negociações, mas parecia sofrer a influência de Guido Mantega.

Em relação a Lula, segundo a publicação, Joesley narrou um encontro em que queixou-se ao ex-presidente dos altos valores de doações para campanhas eleitorais, inclusive em caixa 2. Segundo ele, Lula não respondeu.

A JBS foi a maior doadora para campanhas políticas dentre as empresas brasileiras na última eleição.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Ex-ministro Guido Mantega era contato com o PT, diz dono da JBS"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!