MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

ATUALIZADA - Foto de Lula e sócio da OAS em sítio é anexada a processo da Lava Jato

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Ministério Público Federal anexou ao processo em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é acusado de ter recebido vantagens indevidas da OAS uma foto em que o petista aparece no sítio em Atibaia (SP) ao lado de Léo Pi

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.05.2017, 18:45:02 Editado em 18.05.2017, 00:09:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Ministério Público Federal anexou ao processo em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é acusado de ter recebido vantagens indevidas da OAS uma foto em que o petista aparece no sítio em Atibaia (SP) ao lado de Léo Pinheiro, sócio da empreiteira.

continua após publicidade

A foto, publicada nesta quarta (17) pelo jornal "O Globo", consta em relatório da Polícia Federal do dia 23 de março, também anexado. No documento, o delegado Márcio Adriano Anselmo conclui que há elementos que apontam para "o pagamento de benfeitorias nos imóveis investigados" no valor de R$ 1,2 milhão pelas empreiteiras OAS, Odebrecht e por José Carlos Bumlai, amigo de Lula.

Lula também aparece em outra foto ao lado de Paulo Gordilho, ex-arquiteto da empreiteira. Tanto a foto com Gordilho como a com Pinheiro já estavam em outro relatório de junho do ano passado.

continua após publicidade

São citadas, como provas das reformas feitas no sítio, trocas de mensagens de Gordilho sobre as obras. O ex-funcionário também é réu no processo da Lava Jato e disse ao juiz Sergio Moro que chegou a ir a São Bernardo do Campo, onde o ex-presidente mora, para mostrar o projeto da cozinha do sítio ao ex-presidente e sua Mulher, Marisa Letícia.

Esses projetos, como a planta da cozinha e imagens do cômodo decorado, também foram anexados ao processo pelo Ministério Público Federal.

Gordilho ainda afirmou a Moro que o tríplex em Guarujá (SP) estava reservado para o ex-presidente. A defesa de Lula nega que o apartamento pertença a ele e diz que o ex-presidente não cometeu irregularidades. À Polícia Federal, no ano passado, Lula afirmou que não sabia quem era Paulo Gordilho. No depoimento a Moro em 10 de maio, depois que as fotos no sítio foram juntadas ao relatório, ele se retificou: "Eu vi no depoimento dele [Pinheiro], ele dizendo que foi lá em casa e depois eu vi o dr. Paulo, que eu não sabia que era Paulo Gordilho, só sabia que era Paulo, que diz que foi lá em casa".

continua após publicidade

Além de Lula e Gordilho, Léo Pinheiro também responde ao processo. Todos os réus e testemunhas foram ouvidos por Moro, na Justiça Federal de Curitiba, e aguardam sentença. A decisão sairá depois que que as partes apresentarem suas manifestações finais, que devem ser enviadas até 20 de junho.

AGENDAS NA PETROBRAS

No mesmo dia em que juntaram a foto de Lula no sítio de Atibaia, os procuradores da Lava Jato protocolaram documentos no processo sobre o apartamento tríplex de Guarujá (SP) que contradizem declarações de Lula no depoimento a Moro.

continua após publicidade

No interrogatório, Lula disse que desconhecia ilegalidades na estatal e afirmou que um presidente da República "não tem reunião específica com diretor" da Petrobras, mencionando duas exceções durante seu governo.

O Ministério Público Federal, porém, anexou no processo agendas que mostram ao menos 23 reuniões e viagens de Lula com diretores da estatal em seus dois mandatos, incluindo Paulo Roberto Costa, Renato Duque e Jorge Zelada -todos já condenados em processos da operação.

continua após publicidade

OUTRO LADO

O advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, disse que a foto "nada prova". Em nota, ele diz que, "ao permitir a juntada de uma foto que não tem qualquer relação" com os contratos que constam no processo ou com o tríplex em Guarujá, "cria-se mais uma situação que privilegia o espetáculo midiático para prejudicar a defesa do ex-presidente e a presunção de inocência que lhe é assegurada pela Constituição Federal e pelos tratados internacionais que o Brasil subscreveu".

A defesa diz que 73 testemunhas ouvidas na ação penal "provaram a inocência de Lula" e "a foto de Léo Pinheiro em um sítio em Atibaia que Lula e seus familiares frequentaram em nada altera essa situação".

"O que essa foto pode mostrar? Que Lula é proprietário do triplex no Guarujá? Que os três contratos citados na denúncia geraram vantagens indevidas para Lula? É evidente que não. Mostra apenas que Léo Pinheiro esteve em um sítio que pertence a Fernando Bittar e que o Ministério Público jamais conseguiu provar o contrário –e jamais conseguirá porque essa é a realidade dos fatos", afirmou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Foto de Lula e sócio da OAS em sítio é anexada a processo da Lava Jato"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!