MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Reforma da Previdência é tema coadjuvante de discurso de ministros

DANIEL CARVALHO, BRUNO BOGHOSSIAN, LAÍS ALEGRETTI, MARIANA CARNEIRO, MARINA DIAS E TALITA FERNANDES BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - No evento em que comemorou um ano da gestão Michel Temer na Presidência da República, a reforma da Previdência foi tema coadjuv

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.05.2017, 12:25:07 Editado em 12.05.2017, 12:25:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

DANIEL CARVALHO, BRUNO BOGHOSSIAN, LAÍS ALEGRETTI, MARIANA CARNEIRO, MARINA DIAS E TALITA FERNANDES

continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - No evento em que comemorou um ano da gestão Michel Temer na Presidência da República, a reforma da Previdência foi tema coadjuvante no discurso dos ministros do governo.

A mais importante reforma do governo, considerada decisiva para o ajuste das contas públicas e estabilização da dívida no longo prazo, foi mencionada apenas pelo ministro Eliseu Padilha (Casa Civil), e de maneira rápida.

continua após publicidade

"O principal foco [da gestão na Casa Civil] foi na coordenação e na articulação entre as ações dos ministérios. Aí cito a reforma da emenda constitucional do teto dos gastos, a PEC da Previdência, o PL de modernização trabalhista, as Medidas Provisórias do ensino médio e também da reforma administrativa", afirmou.

Três ministros foram destacados para discursar no evento, que reuniu todo o gabinete de Temer na manhã desta sexta (12) no Palácio do Planalto. Além de Padilha, foi convocado o titular da Fazenda, Henrique Meirelles, pasta responsável pela elaboração da reforma da Previdência.

Em seu discurso, Meirelles, porém, não mencionou a reforma da Previdência. Optou por citar melhoras na área fiscal e a queda dos juros e da inflação, atribuindo os feitos à atual gestão.

continua após publicidade

"O governo está enfrentando questões fundamentais", disse Meirelles. "O Brasil está mudando mais em um ano do que mudou em décadas".

Meirelles deu foco à implantação do limite do aumento do gasto público, aprovada no ano passado e que, segundo o ministro, foi "fundamental para dar previsibilidade para a economia e as contas públicas".

O resultado, disse o ministro, apareceu na redução do risco-país e na volta da confiança de empresários e consumidores.

continua após publicidade

A perspectiva do governo é a de que a recessão terminou e permeou os discursos de Meirelles e Ronaldo Nogueira (Trabalho).

O titular da Fazenda ressaltou dados positivos da economia no primeiro trimestre, como o consumo de energia e a safra recorde de grãos.

continua após publicidade

Nogueira, por sua vez, ignorou os dados mais recentes do mercado de trabalho no Brasil, em março, para apontar queda do desemprego.

Nogueira mencionou o dado oficial de fevereiro, que mostrou a criação de mais de 35 mil vagas de emprego formal no país. Em março, porém, a geração de empregos com carteira assinada voltou a cair e o país perdeu mais de 63 mil vagas.

O ministro disse que a expectativa é que, a partir de maio, os número "se assegurem positivamente" e sinalizem a confiança na retomada da economia. Minutos antes, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, havia afirmado que o desemprego começará a cair apenas no segundo semestre, como efeitos persistentes da recessão.

Sem o discurso pró-reforma dos integrantes do gabinete de Temer, coube aos aliados, sobretudo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defenderem as mudanças na Previdência.

"Poderíamos fazer a reforma da Previdência pelo aumento de impostos, mas tomamos a decisão, o governo e o Congresso, pela reforma", disse Maia.

Maia afirmou que é preciso deixar o "discurso fácil" de que não há deficit da Previdência e que o crescimento econômico depende da reforma.

"Hoje a sociedade aplaude as nossas reformas e, com o tempo, tenho certeza, vai aprovar a reforma da Previdência", disse.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Reforma da Previdência é tema coadjuvante de discurso de ministros"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!