Mais lidas
Política

Libertado pelo Supremo, José Dirceu é ovacionado em congresso petista

.

CATIA SEABRA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ex-ministro José Dirceu foi homenageado na noite desta sexta-feira (5) durante abertura da etapa estadual do congresso do PT.

Citado pelo mestre de cerimônias, ele foi homenageado com um coro após ser saudado pelo presidente do PT de São Paulo, Emídio de Souza.

"Dirceu, guerreiro do povo brasileiro", gritaram os militantes presentes à quadra do sindicato dos bancários.

O ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto também foi homenageado. Emidio afirmou esperar que ele esteja de volta entre os petistas.

Condenado duas vezes pelo juiz Sergio Moro na Lava Jato -em penas que somam 32 anos de prisão-, Dirceu teve o habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal na terça-feira (2).

Ele estava preso preventivamente desde agosto de 2015.

Sua primeira condenação na Lava Jato aconteceu m maio de 2016. Acusado de participação no esquema de contratos superfaturados da construtora Engevix com a Petrobras, foi condenado pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e organização criminosa.

Em março de 2017, Dirceu foi condenado pela segunda vez pelo juiz Sergio Moro por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A pena soma 11 anos e três meses de prisão.

A defesa de Dirceu nega os crimes, afirma que ele não interferiu em licitações na Petrobras e diz que o ex-ministro jamais solicitou propina a empresários em troca de contratos na estatal.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber