MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Visando articulação para 2018 em SP, Doria e Matarazzo se aproximam

SÓ PODE SER PUBLICADO COM ASSINATURA IGOR GIELOW SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - De olho nas articulações para 2018, o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), convidou um de seus maiores desafetos, Andrea Matarazzo (PSD), para um almoço de aproximação. A a

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.05.2017, 19:35:09 Editado em 06.05.2017, 13:23:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÓ PODE SER PUBLICADO COM ASSINATURA

continua após publicidade

IGOR GIELOW

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - De olho nas articulações para 2018, o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), convidou um de seus maiores desafetos, Andrea Matarazzo (PSD), para um almoço de aproximação. A articulação de lado a lado pode levar o pessedista de volta à prefeitura, como secretário, caso Doria deixe o cargo no ano que vem, ou a uma composição visando a eleição estadual.

continua após publicidade

O almoço, revelado pela Folha de S.Paulo, ocorreu nesta quarta (3). Doria havia o abordado em um jantar recente em homenagem ao ex-senador e ex-ministro Jorge Bornhausen, sob os auspícios do "dono" do PSD, o ministro Gilberto Kassab (Comunicações).

Segundo interlocutores, no almoço em si só foram tratados projetos de Matarazzo para São Paulo, simbolizando a aproximação que vem sendo cozinhada pelo PSD e setores do PSDB. O pessedista era o candidato preferido da cúpula tucana para concorrer à prefeitura em 2016, mas acabou atropelado nas prévias por Doria. O empresário, distante da política partidária, foi lançado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) como forma de afirmar-se na disputa interna do partido e acabou eleito no primeiro turno.

Acusando o adversário de fraude nas prévias, Matarazzo acabou mudando para o PSD e uniu-se, como vice, a Marta Suplicy (PMDB) -que amargou um terceiro lugar na disputa.

continua após publicidade

Como indicou pesquisa Datafolha neste fim de semana, Doria emerge como um nome ainda desconhecido e em condições mais competitivas do que as de caciques tucanos como Alckmin ou o senador Aécio Neves (MG), presidente da sigla.

Doria tem baixa rejeição (16%) e poderia buscar encarnar o papel de protagonista no campo contrário ao de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seja o ex-presidente candidato ou não -o candidato hoje à direita é Jair Bolsonaro (PSC), que saltou para o segundo lugar na sondagem, mas sua anemia partidária e retórica de extrema direita dificultam prognósticos a seu favor na hora de uma campanha.

Assim, a composição especulada em São Paulo pode desembocar em dois cenários, caso Alckmin não seja mesmo candidato a presidente e Doria assuma o papel. Num, Matarazzo voltaria como um supersecretário da gestão do hoje vice-prefeito Bruno Covas (PSDB).

continua após publicidade

Em outro, poderia ser vice de David Uip, o secretário da Saúde de Alckmin que já foi defendido para o governo pela seção estadual do PSDB, embora negue ter interesse na empreitada.

Contra a segunda hipótese está a ideia de oferecer novamente uma vice para Matarazzo, que, segundo aliados, dificilmente aceitaria. Opera em favor da articulação toda Kassab, igualmente atingido pela Lava Jato e que precisa de uma chapa forte em São Paulo para eleger uma bancada que mantenha coesão na sigla que criou.

Para isso, poderia voltar a se aliar ao PSDB como no passado, restando como incógnita da equação o papel reservado ao PSB, que não está nada feliz com a dança tucana em curso, já que pretendia lançar o vice-governador Márcio França ao Palácio dos Bandeirantes com apoio de Alckmin, em troca de apoio nacional.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Visando articulação para 2018 em SP, Doria e Matarazzo se aproximam"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!