MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Covas aconselhou Odebrecht a se aproximar de Lula, segundo executivo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Em 1993, o grupo Odebrecht começou a dialogar com líderes sindicais para criar uma empresa petroquímica -em 2002, nasceria a Braskem, seu braço no setor. Foi naquele ano que Alexandrino Alencar, ex-diretor de relações institu

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.04.2017, 17:25:08 Editado em 13.04.2017, 17:25:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Em 1993, o grupo Odebrecht começou a dialogar com líderes sindicais para criar uma empresa petroquímica -em 2002, nasceria a Braskem, seu braço no setor.

continua após publicidade

Foi naquele ano que Alexandrino Alencar, ex-diretor de relações institucionais e na empreiteira desde os anos 1970, conheceu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tradicional liderança sindical do ABC paulista.

"Trabalhávamos para mostrar ao PT que o projeto [petroquímico] era extremamente competitivo para o Brasil", afirmou Alencar em seu acordo de delação premiada na Operação Lava Jato.

continua após publicidade

De onde veio a disposição de apostar em uma aproximação com a esquerda, que só chegaria ao poder uma década depois? De Emilio Odebrecht, presidente do grupo, aconselhado pelo tucano Mário Covas, ex-governador de São Paulo.

Segundo Alencar, Covas falou com Odebrecht sobre Lula: "Tem uma liderança no Brasil que é bom vocês entrarem em contato".

O depoimento do executivo integra o inquérito que apura o pagamento de doações oficiais e em caixa dois à campanha de Yeda Crusius (PSDB), ex-governadora do Rio Grande do Sul e codinome Balzac nas planilhas de repasses da empreiteira. É uma das delações dos colaboradores da Odebrecht que foram divulgadas na quarta (12).

continua após publicidade

Sua campanha, segundo as acusações, recebeu R$ 1,75 milhão entre doações oficiais e repasses nas campanhas de 2006 e 2010.

A contrapartida, segundo Alencar, era facilidades em crédito tributário no Estado. A Braskem, segundo o delator, é a segunda maior empresa do Rio Grande de Sul em recolhimento de ICMS.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Covas aconselhou Odebrecht a se aproximar de Lula, segundo executivo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!