Política

Odebrecht diz em comunicado reafirmar compromisso com o Brasil

.

WÁLTER NUNES

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Odebrecht divulgou, nesta terça (11), um comunicado intitulado "Reafirmando o compromisso com o Brasil" em que diz que espera que os esclarecimentos feitos pelos seus delatores "contribuam significativamente com a justiça brasileira".

A empresa diz que "as providências agora adotadas decorrem de uma decisão tomada de forma consciente pela Odebrecht há pouco mais de um ano".

Em dezembro, a Odebrecht publicou um comunicado na imprensa com o título "A Odebrecht errou", onde admitiu que "participou de práticas impróprias em sua atividade empresarial".

O texto de hoje tem o título de "Compromisso com o futuro" e diz que a companhia adotou normas rígidas de combate à corrupção. Conclui que este é o caminho para o grupo baiano "voltar a merecer a confiança da sociedade".

Abaixo, a íntegra da nota da Odebrecht:

"Reafirmando o 'Compromisso com o Brasil'

As providências agora adotadas decorrem de uma decisão tomada de forma consciente pela Odebrecht há pouco mais de um ano. Em março de 2016, sob o título 'Compromisso com o Brasil', a Odebrecht anunciou, em comunicado público, que tomara a decisão 'por uma colaboração definitiva com as investigações da Operação Lava Jato'.

Estava escrito nesse comunicado, e a Odebrecht reafirma agora: 'Esperamos que os esclarecimentos da colaboração contribuam significativamente com a Justiça brasileira e com a construção de um Brasil melhor'.

Desde então, após a colaboração dos executivos e ex-executivos, a Odebrecht reconheceu seus erros, pediu desculpas públicas e assinou um Acordo de Leniência com as autoridades brasileiras e da Suíça, e também com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Esse acordo impôs rigorosas multas e sanções para que a empresa continue em atividade.

A Odebrecht está fazendo a sua parte neste Compromisso com o Brasil. Já adotou um novo modelo de governança e está implantando normas rígidas de combate à corrupção, com vigilância permanente para que todas as suas ações, principalmente na relação com agentes públicos, ocorram sempre dentro da ética, da integridade e da transparência.

Este novo modelo de empresa está sendo monitorado desde o mês passado por especialistas em Conformidade indicados pelo Ministério Público do Brasil e do Departamento de Justiça dos Estados Unidos. É o nosso compromisso com o futuro. É o caminho que escolhemos para voltar a merecer a confiança da sociedade."