MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Cabral recebeu propina em euros, diz ex-executivo da Andrade

ESTELITA HASS CARAZZAI CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) - O ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB), preso na Operação Lava Jato, recebeu propina até em euros, segundo depoimentos prestados nesta terça (7) na Justiça Federal do Paraná. O pagamento na moeda es

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.03.2017, 20:32:52 Editado em 07.03.2017, 20:35:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

ESTELITA HASS CARAZZAI

continua após publicidade

CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) - O ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB), preso na Operação Lava Jato, recebeu propina até em euros, segundo depoimentos prestados nesta terça (7) na Justiça Federal do Paraná.

O pagamento na moeda estrangeira foi feito uma única vez, com notas de 500 euros.

continua após publicidade

O dinheiro foi entregue num envelope a Carlos Miranda, homem de confiança de Cabral, segundo o depoimento de Alberto Quintaes, que era diretor-superintendente da Andrade Gutierrez no Rio de Janeiro.

"Eram poucas notas e um volume grande de reais", disse o executivo.

Ele foi uma das três testemunhas de acusação que depuseram na ação que corre no Paraná contra Cabral, acusado de ter recebido R$ 2,7 milhões em dinheiro pelo contrato de terraplanagem do Comperj, obra da Petrobras.

continua após publicidade

Os três são executivos da Andrade Gutierrez, delatores da Lava Jato -e reafirmaram que foi o próprio governador que pediu a propina, equivalente a 1% do valor total do contrato.

Cabral tratou do tema em reuniões no próprio Palácio da Guanabara, segundo Rogério Nora de Sá, que era presidente da construtora à época.

Os pagamentos ocorreram em 2008, durante o primeiro mandato de Cabral. A maioria deles era em espécie, e todos eram entregues a Miranda, que também é réu na ação.

continua após publicidade

"Ele vinha buscar e saía daqui com uma mochila", disse Quintaes. O pagamento em euros, especificamente, foi feito em São Paulo, e o dinheiro, retirado na sede da empreiteira.

As propinas eram pagas, segundo os executivos, porque já "havia uma prática" no mercado e porque a empresa temia retaliações, em especial a de não receber pelas obras que tinha com o Estado do Rio.

continua após publicidade

De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal, os valores foram usados na compra de artigos de alto valor, como roupas de grife, móveis de luxo e blindagem de automóveis. O dinheiro pagou até vestidos de festa da ex-primeira-dama.

OUTRO LADO

A reportagem não conseguiu entrar em contato com o advogado de Sérgio Cabral na noite desta terça (7).

Em petição à Justiça, a defesa do peemedebista argumentou que a denúncia não descreve suficientemente quais condutas teriam sido praticadas por Cabral, e questionou a parcialidade dos delatores para deporem como testemunhas.

O ex-governador já declarou que as acusações contra si são "uma mentira absurda" feita para "salvar delações", e negou qualquer tipo de envolvimento na cobrança de propina.

A defesa de Carlos Miranda nega que seu cliente esteja envolvido em irregularidades.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Cabral recebeu propina em euros, diz ex-executivo da Andrade"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!