MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Ministro do TSE quer documentos que comprovam teor das delações

WÁLTER NUNES SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Herman Benjamin determinou que os delatores da Odebrecht que prestaram depoimento no processo que investiga supostas irregularidades cometidas pela chapa Dilma-Temer

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.03.2017, 20:27:03 Editado em 07.03.2017, 20:30:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

WÁLTER NUNES

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Herman Benjamin determinou que os delatores da Odebrecht que prestaram depoimento no processo que investiga supostas irregularidades cometidas pela chapa Dilma-Temer, em 2014, entreguem os documentos que comprovam os fatos narrados por eles.

O prazo para a entrega é de 48 horas e começou a contar a partir de segunda-feira.

continua após publicidade

Até agora foram ouvidos pela Justiça Eleitoral o herdeiro do grupo, Marcelo Odebrecht, o ex-presidente da Odebrecht Infraestrutura Benedicto Júnior, o ex-diretor da Odebrecht Ambiental Fernando Reis, o ex-diretor do setor de operações estruturadas (departamento de propina), Hilberto Mascarenhas, e os diretores de relações institucionais Alexandrino Alencar e Cláudio Melo Filho.

Os relatos feitos pelos ex-executivos da Odebrecht no TSE têm ligação com as revelações que eles fizeram nos acordos de delação premiada no âmbito da Operação Lava Jato.

A Odebrecht ainda não sabe qual providência tomar em relação à ordem dada pelo ministro do TSE.

continua após publicidade

Segundo fontes ouvidas pela reportagem, a empreiteira tem dúvida se nesse caso é necessário de uma autorização da PGR (Procuradoria-Geral da República) para compartilhar as provas do acordo de delação premiada assinado com os procuradores da Lava Jato.

O conteúdo das delações e os documentos anexados a elas na Lava Jato estão protegidos por segredo de justiça.

O TSE diz que antes de ouvir os delatores o ministro Herman Benjamin pediu formalmente uma autorização ao ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF (Supremo Tribunal Federal). Fachin solicitou a manifestação da PGR, que não se opôs aos depoimentos à Justiça Eleitoral. Para o TSE, essa autorização já engloba naturalmente o fornecimento de documentos relativo às delações.

continua após publicidade

A PGR não quis se manifestar sobre o assunto alegando que tanto o acordo de delação premiada da Lava Jato quanto o processo no TSE estão sob segredo de Justiça.

ACAREAÇÃO

O ministro Herman Benjamin marcou para sexta-feira (10) uma acareação entre Marcelo Odebrecht, Cláudio Melo Filho e Hilberto Mascarenhas.

Cláudio Melo Filho fará a acareação em Brasília, no TSE, e Marcelo Odebrecht e Hilberto Mascarenhas por meio de videoconferência.

A acareação tem o objetivo de esclarecer as versões conflitantes que apareceram nos depoimentos que os três delatores prestaram ao TSE.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Ministro do TSE quer documentos que comprovam teor das delações"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!