MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Acervo de FHC tem até arreio de cavalo dado por Muammar Gaddafi

ESTELITA HASS CARAZZAI CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) - Quem se aventura nos corredores da Fundação Fernando Henrique Cardoso, em São Paulo, corre o risco de se deparar com um presente inusitado: um arreio de cavalo. "Por que está lá? Porque foi o [ex-ditador

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.02.2017, 20:43:10 Editado em 10.02.2017, 20:45:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

ESTELITA HASS CARAZZAI

continua após publicidade

CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) - Quem se aventura nos corredores da Fundação Fernando Henrique Cardoso, em São Paulo, corre o risco de se deparar com um presente inusitado: um arreio de cavalo.

"Por que está lá? Porque foi o [ex-ditador da Líbia Muammar] Gaddafi quem me deu", contou o ex-presidente, nesta quinta (9). "Curioso, né?"

continua após publicidade

O ex-mandatário brasileiro (1995-2002) prestou depoimento ao juiz Sergio Moro, como testemunha de defesa na ação que acusa o também ex-presidente Lula de manter o acervo presidencial com dinheiro oriundo de propina.

Os presentes que FHC ganhou à frente da Presidência foram tema de boa parte da audiência.

Segundo o ex-presidente, os objetos têm mais valor simbólico do que material.

continua após publicidade

Além do arreio dado pelo líbio, são dezenas de quadros de tucano -"de todo tipo; alguns com bico, outros não"-, fotos ao lado de antigos chefes de Estado, anéis, canecas, filmagens, anotações e "centenas de milhares" de cartas.

"Mesmo que tenha valor, vai vender pra quem? Aliás, nem pode", afirmou.

Não está no acervo uma gravura de cavalo que FHC iria ganhar da rainha Elizabeth 2ª, quando visitou a Inglaterra, em 1997, e participou de uma tradicional troca de presentes.

continua após publicidade

O Itamaraty definia o que era dado por FHC.

"Eu não sabia qual era o meu presente. Peguei um e ela disse: 'Oh, my horse!' Era um cavalo... Eu ia dar para ela, e o presente era meu." O ex-presidente ficou sem a gravura, um retrato do cavalo de Elizabeth 2ª, que acabou mesmo com a rainha.

continua após publicidade

Cardoso disse que mantém o acervo, que reúne milhares de itens, com o apoio de doações de empresas, e que seria "impensável" mantê-lo sem apoio financeiro.

A troca de presentes entre autoridades estrangeiras é autorizada por uma resolução da Comissão de Ética Pública. Qualquer presente recebido por um presidente no exercício do cargo, em visitas oficiais ou viagens de Estado, integra o acervo presidencial -que é é considerado de interesse público, e não pode ser vendido ou usado para fins particulares.

LULA

O acervo do ex-presidente Lula foi armazenado desde a saída do político do cargo, em 2011, e hoje está lacrado em função da Lava Jato.

O Ministério Público Federal acusa o petista de ter usado dinheiro desviado da Petrobras, por meio da empreiteira OAS, para o transporte e armazenagem dos objetos. Advogados de Lula dizem que a OAS doou "apoio institucional" para preservar o acervo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Acervo de FHC tem até arreio de cavalo dado por Muammar Gaddafi"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!