MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Conselho de Segurança da ONU é tema de encontro entre Temer e Abe

ANA ESTELA DE SOUSA PINTO, ENVIADA ESPECIAL TÓQUIO, JAPÃO (FOLHAPRESS) - O presidente do Brasil, Michel Temer, e o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, fizeram declarações de mútuo apoio político após encontro na tarde desta quarta (19), no horário loc

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.10.2016, 09:43:04 Editado em 19.10.2016, 23:11:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

ANA ESTELA DE SOUSA PINTO, ENVIADA ESPECIAL

continua após publicidade

TÓQUIO, JAPÃO (FOLHAPRESS) - O presidente do Brasil, Michel Temer, e o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, fizeram declarações de mútuo apoio político após encontro na tarde desta quarta (19), no horário local.

Os dois mencionaram o Conselho de Segurança da ONU, no qual, junto com a Alemanha e a Índia, pleiteiam a participação como membros permanentes.

continua após publicidade

O conselho tem hoje 5 dos 15 membros como permanentes com poder de veto (EUA, França, Reino Unido, Rússia e China).

Em tese, o órgão tem a prerrogativa de autorizar intervenções militares -embora, na prática, isso possa ocorrer mesmo sem o seu consentimento, como na invasão do Iraque pelos EUA, em 2003.

A participação no conselho é importante para o Japão, que trava uma batalha econômica, política e territorial com a China -parceira do Brasil nos Brics, grupo com o qual Temer se reuniu antes desta visita.

continua após publicidade

Em seu discurso após o encontro com Temer, Abe disse ter trocado opiniões com o presidente brasileiro sobre direito internacional e garantia da paz regional: "O direito de navegar no mar da China é fundamental para a manutenção da paz mundial".

A menção tem como alvo as disputas com o vizinho por territórios no mar que separa os dois países.

Outras pretensões japonesas às quais Temer manifestou apoio público são a reeleição de Yukiya Amano para a Agência Internacional de Energia Atômica e à candidatura japonesa para a Corte Penal Internacional.

continua após publicidade

Após a declaração de apoio do presidente brasileiro, Abe disse em português "muito obrigado", provocando risos na plateia.

Em retribuição, o primeiro-ministro declarou apoiar a política econômica de Temer e os planos de investimento em infraestrutura no Brasil.

"Queremos fortalecer as relações binacionais, inclusive econômicas. O Brasil é um enorme mercado e abri-lo pode torná-lo atraente."

Temer afirmou em seu discurso que espera que as empresas japonesas "continuem a contribuir para o progresso científico e tecnológico do Brasil".

Terminou dizendo que, no primeiro encontro que ele e Abe tiveram durante reunião do G20 (grupo das 20 maiores economias do mundo), "coincidiram em todas as ideias".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Conselho de Segurança da ONU é tema de encontro entre Temer e Abe"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!