MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Temer é recebido pelo imperador do Japão

ANA ESTELA DE SOUSA PINTO, ENVIADA ESPECIAL TÓQUIO, JAPÃO (FOLHAPRESS) - Em um encontro de 28 minutos, o presidente Michel Temer foi recebido pelo imperador Akihito, do Japão, na manhã desta quarta (19), no horário local. A visita foi considerada um passo

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.10.2016, 07:52:31 Editado em 19.10.2016, 23:11:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

ANA ESTELA DE SOUSA PINTO, ENVIADA ESPECIAL

continua após publicidade

TÓQUIO, JAPÃO (FOLHAPRESS) - Em um encontro de 28 minutos, o presidente Michel Temer foi recebido pelo imperador Akihito, do Japão, na manhã desta quarta (19), no horário local.

A visita foi considerada um passo importante para aparar as arestas diplomáticas entre os dois países, agastadas por sucessivos atrasos e cancelamentos durante a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff.

continua após publicidade

Temer chegou sozinho às 9h09, em um automóvel Mercedes azul cobalto, com as cortinas dos vidros traseiros abertos.

O imperador o esperava na porta de um dos pavilhões da casa imperial (goshyo, literalmente ser superior, em japonês).

Os dois trocaram cumprimentos, com a intermediação de um intérprete, e fizeram uma reunião fechada.

continua após publicidade

Segundo diplomatas, no encontro, protocolar, trocam-se gentilezas e reforçam-se pontos em comum -no caso do Japão e do Brasil, as respectivas comunidades bastante numerosas em ambos os países.

Está no Brasil a maior população japonesa fora do Japão. Já os brasileiros são a terceira maior população estrangeira no Japão e fica no país asiático a terceira maior comunidade emigrante brasileira.

Os Jogos Olímpicos, que acontecerão em Tóquio em 2020 depois de terem sido sediados no Brasil, neste ano, também era um tema previsto.

continua após publicidade

O encontro terminou às 9h37. O imperador, vestindo terno e gravata azul escuro, esperou que o carro com o presidente deixasse a aleia de entrada. Depois, fez um leve aceno de cabeça para os jornalistas que esperavam em frente ao hall de entrada.

CANSADO

continua após publicidade

Em agosto, o imperador Akihito, 82, expressou desejo de que as leis que o obrigam a exerceu seu cargo atá a morte fossem reformadas.

"Estou preocupado pela dificuldade de cumprir com minhas obrigações como símbolo do Estado", declarou o monarca de 82 anos, que reconheceu ter às vezes "algumas limitações", como sua condição física.

Akihito não pronunciou a palavra "abdicação" em seu discurso solene, já que a Constituição o obriga a exercer o cargo até sua morte e usar este termo seria considerado um ato político, algo que está proibido desde a rendição japonesa na Segunda Guerra Mundial (1939-45).

continua após publicidade

PROPAGANDA OLÍMPICA

A realização da Olimpíada no Brasil tem sido um tema recorrente da delegação brasileira nas relações com o Japão.

Em Tóquio, nos arredores do hotel em que o presidente Temer está hospedado e nas ruas pelas quais ele deve passar em sua visita, foram colocadas nos postes bandeiras do Brasil e do Japão.

continua após publicidade

O governo japonês vê nos Jogos de Tóquio um auxílio para seu plano de reativação da economia, estagnada desde os anos 1990.

Tóquio também aposta na Olimpíada para ganhar projeção política e diplomática na Ásia. Antiga segunda maior economia do mundo e maior potência da região, o Japão se viu ultrapassado pela China há alguns anos, tanto no tamanho do PIB quanto na projeção política.

AGENDA OFICIAL

Depois do encontro com o imperador, Temer seguiu para a federação de industriais japoneses, a Keidanren, onde teve uma reunião fechada com empresários.

Além do presidente e de diretores da federação, participaram executivos e conselheiros da Nomura Securities, Mitsui Sumitomo, Teijin, Canon Marketin, Nippon Steel & Sumitomo Metal Co. e Toyota Motor.

Do lado brasileiro, estavam o presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Robson Braga de Andrade, o presidente da Vale, Murilo Ferreira, os ministros Moreira Franco (PPI), Fernando Bezerra Coelho Filho (Minas e Energia), Mauricio Quintella (Transportes) e Leonardo Picciani (Esportes).

O presidente e a comitiva vão almoçar na sede da federação. Temer, depois, se reúne com o primeiro-ministro Shinzo Abe. À noite, ele e a primeira-dama, Marcela, serão recebidos por Abe em um jantar.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Temer é recebido pelo imperador do Japão"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!