MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Gilmar Mendes diz que falta de sanções contribuiu para o crescimento das abstenções na eleição

CAMILA MATTOSO BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O número de abstenções aumentou nesta eleição, atingindo 17,58% dos eleitores contra 16,41% registrados no ano de 2012. O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Gilmar Mendes, afirmou que a aus

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.10.2016, 22:39:06 Editado em 02.10.2016, 22:40:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

CAMILA MATTOSO

continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O número de abstenções aumentou nesta eleição, atingindo 17,58% dos eleitores contra 16,41% registrados no ano de 2012.

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Gilmar Mendes, afirmou que a ausência de sanções contribui para o cenário.

continua após publicidade

Ele afirmou que a migração interna da população, que muda de cidade sem mudar o domicílio eleitoral, também eleva a contagem.

"Estamos fazendo um esforço no sentido de chamar os eleitores para as urnas. Nós temos aqui o debate sobre a obrigatoriedade do voto, que deve fazer parte do núcleo básico da reforma política. Podemos observar que as sanções impostas aos que não vão às urnas não faz com quem a obrigatoriedade do voto se traduza em uma obrigação acompanhada de sanções. O nosso esforço é em persuadir as pessoas a irem votar", declarou.

Para Gilmar Mendes, no entanto, o número não é significativo. Ele lembrou que as abstenções foram menores do que em 2014 (19,4%). A meta é diminuir para 5%.

continua após publicidade

CUSTO E LEGADO

O presidente do TSE também confirmou a projeção de custo da eleição: R$ 650 milhões, valor maior do que os R$ 483 milhões de 2012.

Os valores doados para as campanhas, por causa das novas regras, diminuíram em 60%, também em comparação com as últimas eleições municipais, fazendo com que esta edição fosse mais "modesta" dos que as passadas.

continua após publicidade

Para Gilmar Mendes, o legado deixado pelas mudanças da lei foi o maior rigor com as prestações de conta dos candidatos.

"É difícil dizer se [o novo formato da eleição] estimula o caixa dois. O verdadeiro legado das eleições é o maior controle no que diz respeito a prestação de contas. Estamos fazendo um enorme esforço para que a prestação não seja um 'faz de conta'. Estamos fazendo uma verificação grande com isso", afirmou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Gilmar Mendes diz que falta de sanções contribuiu para o crescimento das abstenções na eleição"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!