MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Oposição dominicana cobra explicações sobre Santana em eleição

THAIS BILENKY, ENVIADA ESPECIAL SANTO DOMINGO, REPÚBLICA DOMINICANA (FOLHAPRESS) - A oposição ao presidente da República Dominicana, Danilo Medina, cobra esclarecimentos sobre o papel do publicitário João Santana em sua campanha à reeleição. "O preside

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.02.2016, 17:55:36 Editado em 27.04.2020, 19:52:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

THAIS BILENKY, ENVIADA ESPECIAL
SANTO DOMINGO, REPÚBLICA DOMINICANA (FOLHAPRESS) - A oposição ao presidente da República Dominicana, Danilo Medina, cobra esclarecimentos sobre o papel do publicitário João Santana em sua campanha à reeleição.
"O presidente Danilo Medina deve explicar ao país os alcances de seu vínculo" com o brasileiro, afirmou Jesús Vásquez, secretário-geral do Partido Revolucionário Moderno (PRM).
"Estamos diante de uma situação em que a figura presidencial se vê associada a alguém acusado em seu país de graves atos de corrupção, de acordo com as investigações brasileiras", notou. "O PRM solicita ao presidente que não impeça a abrangência total do processo de investigação contra seu assessor João Santana."
O publicitário assessorou Medina também em 2012, quando foi eleito presidente.
Santana e sua mulher, Mônica Moura, foram presos pela Polícia Federal nesta terça-feira (23), acusados de terem recebido US$ 7,5 milhões no exterior de Zwi Skornicki, lobista de um estaleiro que tem negócios com a Petrobras, e de offshores ligados à empreiteira Odebrecht, que tem negócios na República Dominicana.
Quando o pedido de prisão temporária foi expedido, Santana comunicou seu desligamento da campanha de Medina e voou da República Dominicana para o Brasil, ainda na noite de segunda-feira (22).
Medina disse, durante cerimônia pública, nesta terça-feira (23), que João Santana era seu principal auxiliar."Se sua saída pode me afetar? Bom, é um assessor importantíssimo, mas a campanha seguirá adiante", declarou.
"O senhor João Santana estava na equipe da minha campanha como o assessor principal -há vários anos. [Sua atuação] foi afetada por uma alegação em seu país e ele me disse que teria de enfrentar a situação no Brasil e que se retirava da campanha."
'SENHOR ASTUTO'
A Aliança Dominicana contra a Corrupção (Adocco) defendeu que uma cooperação entre os países para troca de informações. O coordenador da entidade, Julio César de la Rosa, afirmou que a Justiça brasileira deveria solicitar informações financeiras do Partido de la Liberación Dominicana (PLD), legenda do presidente, para esclarecer como foram feitos os pagamentos a Santana por sua atuação na campanha.
"É obrigação do presidente e do PLD abrir as contas e mostrar como e quanto se pagou a João Santana e de onde vieram os recursos", afirmou a deputada Guadalupe Valdez, da Alianza Electoral para el Cambio Democrático. "Essa situação grave é uma vergonha porque vincula a política a casos de corrupção."
A deputada Josefa Castillo, do PRM, afirmou que a oposição exige, "de maneira contundente" explicações. "É um senhor muito inteligente, muito astuto, com muitas habilidades. Exigimos que o presidente Medina abra a investigação, porque todo mandatário deve investigar quem lhe assessora."
ELEIÇÕES
Medina lidera as intenções de voto para a eleição presidencial, marcada para 15 de maio. De acordo com uma pesquisa da Benenson Strategy Group, o presidente tem 59% das intenções de voto, ante 32% de Luis Abinader, do PRM.
Publicado pelo jornal dominicano "Listin Diario", o levantamento foi realizado entre 29 de janeiro e 8 de fevereiro, antes, portanto, da prisão de Santana.
Segundo a pesquisa, 78% dos entrevistados consideram a gestão de Medina boa ou muito boa.
O taxista Aristides Tapia foi motivado a votar neste ano para tentar reeleger o presidente. "Não gosto de políticos, porque são mentirosos e ladrões. Mas o presidente é uma pessoa sensível, vai até os pobres e trabalha bem", justificou.
As ruas de Santo Domingo estão tomadas de outdoors dos candidatos, principalmente de Medina.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Oposição dominicana cobra explicações sobre Santana em eleição"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!