MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Senado aprova PEC que proíbe criação de despesa sem previsão de receita

MARIANA HAUBERT BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O Senado concluiu nesta quarta-feira (17) a votação da proposta de emenda à Constituição que impede a criação de despesas para a União, Estados, Distrito Federal e municípios sem que haja a indicação da fonte d

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.02.2016, 00:27:32 Editado em 27.04.2020, 19:52:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

MARIANA HAUBERT
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O Senado concluiu nesta quarta-feira (17) a votação da proposta de emenda à Constituição que impede a criação de despesas para a União, Estados, Distrito Federal e municípios sem que haja a indicação da fonte de recursos financeiros para custear as iniciativas.
O texto foi aprovado em primeiro turno com 62 votos favoráveis e apenas um contrário, e em segundo turno com 57 votos a favor do texto. Como foi modificado pelos senadores, o texto voltará a ser analisado pela Câmara dos Deputados.
De autoria do deputado Mendonça Filho (PMDB-PE), a proposta versava inicialmente apenas sobre a indicação de renda para propostas destinadas a Estados e municípios, mas os senadores incluíram a necessidade de se indicar a previsão orçamentária para projetos que também afetem a União.
A votação da medida foi uma das reivindicações apresentadas por governadores de todo o país ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), no início de fevereiro.
Os chefes dos executivos estaduais montaram uma lista com as prioridades para angariar recursos para os Estados, que têm enfrentado dificuldades de caixa devido à crise econômica.
Os senadores fizeram outra modificação no texto para impedir que a nova regra seja aplicada a eventuais aumentos do piso salarial de professores, agentes comunitários e agentes de combate às endemias. Assim, Estados e municípios não seriam impedidos de realizar o pagamento dos salários destas categorias.
A mudança, sugerida pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e apoiada por Cristovam Buarque (PPS-DF), foi acolhida pelo relator do texto, Humberto Costa (PT-PE).
Nesta terça, quando a Casa iniciou a votação da matéria, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a classificou como uma "nova Lei de Responsabilidade Fiscal".

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Senado aprova PEC que proíbe criação de despesa sem previsão de receita"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!