MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Agricultor é morto em região de conflito com índios no sul da Bahia

JOÃO PEDRO PITOMBO SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) - Um agricultor foi morto e outro ficou ferido na madrugada desta quinta-feira (28), em Buerarema, no sul da Bahia. A suspeita é que a morte tenha ocorrido em meio a conflitos com índios, frequentes na região.

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.01.2016, 00:12:19 Editado em 27.04.2020, 19:53:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

JOÃO PEDRO PITOMBO
SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) - Um agricultor foi morto e outro ficou ferido na madrugada desta quinta-feira (28), em Buerarema, no sul da Bahia. A suspeita é que a morte tenha ocorrido em meio a conflitos com índios, frequentes na região.
O assassinato de um fazendeiro identificado como José Carlos foi confirmado pela Polícia Civil, que ainda não divulgou detalhes sobre as circunstâncias do conflito. Ele foi morto a tiros dentro da própria fazenda.
O agricultor que ficou ferido, identificado como Gilvan, está internado em estado grave no Hospital de Base, na cidade vizinha de Itabuna, após ter sido atingido por golpes de facão.
O presidente da Associação de Pequenos Agricultores de Uma, Ilhéus e Buerarema, Abiel Santos, afirma que as fazendas foram invadidas por um grupo de índios que saquearam sacas de cacau. Uma das fazendas teve a plantação incendiada.
Ele diz que os índios romperam um acordo e voltaram a invadir fazendas na região.
A polícia, porém, também suspeita de que os agricultores estão plantando em terras indígenas. Caso seja confirmado que a área do conflito era demarcada, a Polícia Federal irá assumir as investigações.
A região de Buerarema é palco de um conflito histórico entre índios e fazendeiros e já recebeu reforço de homens da Força Nacional em 2012 e 2014.
Há pelo menos um ano, foi firmado um acordo entre fazendeiros e indígenas para cessar as ocupações e os atos de violência até que houvesse uma decisão final da Justiça sobre o conflito de terras da região.
O acordo foi firmado após um agricultor ter sido assassinado em um assentamento em fevereiro de 2014.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Agricultor é morto em região de conflito com índios no sul da Bahia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!