MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Alckmin ressalta suspeitas sobre governo federal em esquema de merenda

DE SÃO PAULO (FOLHAPRESS) Em 28/01/2016 18h33O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), destacou nesta quinta-feira (28) que servidores federais também podem estar envolvidos em irregularidades em gastos com merenda escolar. A Polícia Civil e o

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.01.2016, 19:00:57 Editado em 27.04.2020, 19:53:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

DE SÃO PAULO
(FOLHAPRESS) Em 28/01/2016 18h33

continua após publicidade

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), destacou nesta quinta-feira (28) que servidores federais também podem estar envolvidos em irregularidades em gastos com merenda escolar.
A Polícia Civil e o Ministério Público Federal deflagraram neste mês a operação Alba Branca, que investiga esquema de pagamento de propina em contratos superfaturados de merenda escolar em pelo menos 22 municípios de São Paulo.
Delator na operação, o ex-presidente da Coaf (Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar) Cássio Izaque Chebabi citou o secretário tucano Duarte Nogueira (Logística e Transportes) como beneficiário do esquema de propina.
"Quem diz se a cooperativa está habilitada é o Ministério do Desenvolvimento Agrário. O que observamos é que se trata de uma quadrilha, que começou em outros Estados e chegou a São Paulo. Qual o nosso dever? Investigação séria, rápida, para condenar os culpados, sejam eles quem forem, ou inocentar pessoas honradas", afirmou Alckmin nesta quinta, na posse do novo secretário de Educação, José Renato Nalini.
A menção de Alckmin a cooperativas ocorre porque a investigação apura se houve fraudes nas negociações de servidores com cooperativas agrícolas. Legislação federal prevê que parte da merenda escolar deve ser obtida da agricultura familiar, cuja compra pode ser feita sem licitação.
Questionado sobre o que ele achava da força-tarefa de investigação lançada pelo governo federal para combater fraudes nos gastos com merenda, Alckmin disse ter sido "acertada, pois há suspeita da participação de servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário".
Já Nalini, ex-presidente do Tribunal de Justiça, disse que "a situação da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo é muito tranquila. Cumpriu lei federal, chamou apenas quem era certificado. As demais questões estão sendo apuradas em diversas instâncias, Polícia Civil, Ministério Público Estadual e agora em nível federal também. Precisamos fornecer todas as informações, com toda a transparência".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Alckmin ressalta suspeitas sobre governo federal em esquema de merenda"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!