MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Ano começa com 19 MPs, três trancam a pauta da Câmara

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Câmara dos Deputados, que reiniciará os seus trabalhos no dia 2 de fevereiro, começará o ano com 19 medidas provisórias em tramitação, sendo que três delas trancam a pauta de votações. Editadas pela presidente Dilma Rousseff

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.01.2016, 12:58:19 Editado em 27.04.2020, 19:53:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Câmara dos Deputados, que reiniciará os seus trabalhos no dia 2 de fevereiro, começará o ano com 19 medidas provisórias em tramitação, sendo que três delas trancam a pauta de votações. Editadas pela presidente Dilma Rousseff, elas já estão em vigor mas têm prazo para serem ratificadas pelo Congresso.
Uma delas, a Medida Provisória nº 692/15, trava a pauta desde 6 de novembro. Trata-se da primeira medida do ajuste fiscal proposto pelo governo -aumenta o Imposto de Renda pagos por contribuintes que obtiverem ganho de capital na venda de bens (imóveis, veículos, ações etc.). Apesar da mudança ter passado a valer desde 1º de janeiro de 2016, ela precisa ser votada até o dia 29 de fevereiro para não perder a validade.
Já a MP nº 695/15, trava a pauta da Câmara desde 19 de novembro. Com validade até 13 de março, a medida amplia a área de atuação das raspadinhas, que inicialmente só podiam ser temáticas de futebol e estavam destinadas a arrecadar recursos o esporte. Agora, a loteria instantânea Lotex pode explorar eventos de grande apelo popular, datas comemorativas e outras temas "que possam aumentar a atratividade comercial do produto".
Por fim, a MP nº 696/15 é a que reduziu o número de ministérios de 39 para 31. O corte foi anunciado por Dilma em outubro e também tranca a pauta desde 19 de novembro.
Depois de votada por comissão mista de deputados e senadores, as medidas provisórias passam a trancar a pauta da Casa Legislativa em que elas estiveram tramitando por mais de 45 dias.
O líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou à agência de notícias da Câmara dos Deputados que governo pretende votar as MPs pendentes na primeira quinzena do ano legislativo. "A votação dessas três medidas provisórias integram o esforço fiscal, que nós fizemos em 2015", disse.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Ano começa com 19 MPs, três trancam a pauta da Câmara"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!