MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Ministro do Turismo prometeu lobby a empreiteiro da OAS, diz Procuradoria

RUBENS VALENTE, AGUIRRE TALENTO E MÁRCIO FALCÃO BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), prometeu interceder pelo ex-presidente da OAS Léo Pinheiro junto a tribunais de contas, de acordo com troca de mensagens

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.01.2016, 23:16:38 Editado em 27.04.2020, 19:53:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

RUBENS VALENTE, AGUIRRE TALENTO E MÁRCIO FALCÃO
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), prometeu interceder pelo ex-presidente da OAS Léo Pinheiro junto a tribunais de contas, de acordo com troca de mensagens do celular do empreiteiro interceptada pela Polícia Federal.
Em duas mensagens de 2013, época em que Henrique Eduardo Alves era presidente da Câmara, ele cita possível lobby junto ao TCU (Tribunal de Contas da União) e ao Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte.
"Em 22/6/2013, Henrique Alves envia mensagem para Léo Pinheiro, dizendo que poderia marcar com o presidente do Tribunal de Contas, irmão de Garibaldi [Alves, senador pelo PMDB-RN], para discutir algum problema envolvendo a OAS", escreveu o procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
"Tenho sim. E resolvo. Sou como vc! Charles poderia me procurar seg cedo em casa? Já marcaria com Pres TC, irmão do Garibaldi. Discutiríamos problema", enviou Alves a Léo Pinheiro.
Em uma outra mensagem interceptada, de 14 de julho de 2013, o peemedebista escreveu para Pinheiro: "Seg, em BSB, vou pra cima do TCU. Darei notícias".
A Procuradoria-Geral da República também encontrou pedidos de doações eleitorais para a campanha de Alves ao governo do Rio Grande do Norte, em 2014, feitas diretamente por ele ou pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RN).
Sobre a relação entre os dois peemedebistas, Léo Pinheiro chega a escrever em uma mensagem que "Eduardo Cunha é o grande articulador de Henrique Alves".
Segundo a Procuradoria, há oito solicitações de doação feitas por Cunha para Henrique Alves.
Uma mensagem foi interpretada por Janot como o próprio Henrique cobrando os valores: "Amigo, como Cunha falou, na expectativa aqui. Abs e obrigado!".
Procurado na noite desta sexta-feira (8), Henrique Alves não foi localizado para comentar. Antes, sobre as doações, ele havia afirmado que foram legais e registradas na Justiça Eleitoral. "O ministro refuta qualquer ilação baseada em premissas equivocadas ou interpretações absurdas", disse em nota divulgada anteriormente.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Ministro do Turismo prometeu lobby a empreiteiro da OAS, diz Procuradoria"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!