MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

STF arquiva inquérito sobre suposta propina a senador Randolfe

AGUIRRE TALENTO BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki determinou o arquivamento de inquérito contra o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), no caso em que foi acusado pelo delator Carlos Alexandre de Souz

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.01.2016, 14:42:26 Editado em 27.04.2020, 19:53:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

AGUIRRE TALENTO
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki determinou o arquivamento de inquérito contra o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), no caso em que foi acusado pelo delator Carlos Alexandre de Souza Rocha de recebimento de propina.
Teori seguiu entendimento da PGR (Procuradoria-Geral da República), que havia opinado pelo arquivamento, depois de uma contradição entre o depoimento de Rocha, conhecido como Ceará, e de outro delator na Lava Jato.
A decisão de Teori pelo arquivamento é de 9 de dezembro do ano passado, antes mesmo de terem sido tornados públicos os depoimentos de Ceará e antes do recesso do Judiciário.
Rocha atuava como transportador de dinheiro para o doleiro Alberto Youssef, também delator na operação. Rocha havia dito que ouviu comentário do doleiro de que Randolfe recebeu R$ 200 mil de propina. A PGR, porém, reinquiriu Youssef sobre o caso e o doleiro negou ter tido esse diálogo.
"Procurou-se obter esclarecimentos sobre a situação perante Alberto Youssef, que também celebrou acordo de colaboração premiada com o Ministério Público. O doleiro, que teria efetuado o repasse de valores ilícitos ao parlamentar e haveria sido a fonte da informação fornecida por Carlos Alexandre de Souza Rocha, negou ambos os fatos", escreveu a PGR.
Youssef declarou aos investigadores que nunca teve a conversa relatada e que nem conhece Randolfe.
"Nunca entregou dinheiro a Randolfe Rodrigues; que nunca falou sobre a entrega de valores a Randolfe Rodrigues para Ceará ou para qualquer outra pessoa", diz trecho de seu depoimento, transcrito na decisão de Teori.
"Os elementos indiciários colhidos até o momento não são suficientes para indicar de modo concreto e objetivo a materialidade e a autoria delitivas", escreveu o ministro Teori, em sua decisão.
Quando foi divulgado o depoimento de Ceará, o senador Randolfe declarou que "alguns porcos querem levar todos para o chiqueiro deles, mas eu estou fora dessa lama".
Ceará também citou pagamentos a outros políticos, como os senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e Renan Calheiros (PMDB-AL), que negam terem recebido dinheiro. Não há informações se foram abertos inquéritos para investigar esses fatos.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "STF arquiva inquérito sobre suposta propina a senador Randolfe"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!