MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Deputados da base e da oposição divergem sobre leve melhora de Dilma

REYNALDO TUROLLO JR. SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A leve melhora na imagem da presidente Dilma Rousseff, revelada pelo Datafolha neste domingo (20), foi vista por deputado da base como uma reação à "injustiça" que a petista tem enfrentado na Câmara. Já p

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.12.2015, 20:27:04 Editado em 27.04.2020, 19:54:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

REYNALDO TUROLLO JR.
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A leve melhora na imagem da presidente Dilma Rousseff, revelada pelo Datafolha neste domingo (20), foi vista por deputado da base como uma reação à "injustiça" que a petista tem enfrentado na Câmara. Já para a oposição, a variação foi insignificante.
Segundo o Datafolha, depois de atingir o recorde de desaprovação em agosto, de 71%, o índice recuou agora para 65%. No sentido oposto, a aprovação, que havia chegado ao seu mínimo em agosto, 8%, oscilou para 12%.
Para um dos vice-líderes do governo, deputado Sílvio Costa (PT do B-PE), a pesquisa, realizada nos dias 16 e 17, captou o "otimismo" de parcelas da população em relação a 2016, em parte influenciado por um aquecimento da economia no mês de dezembro, especialmente em setores como comércio e turismo.
"[A pesquisa] Reflete, sobretudo, o otimismo que uma parcela da população começa a perceber em relação a 2016 e, claro, reflete a injustiça do Eduardo Cunha [PMDB-RJ], da Câmara, que está tentando assaltar o mandato da presidente", afirma.
"Reflete aquilo que o Brasil já sabe: que a presidente Dilma é uma mulher digna, uma mulher honrada", diz o vice-líder do governo.
Na opinião dele, a variação da aprovação ao governo detectada pelo Datafolha não é pequena. "Ela estava com 8% de aprovação, e foi para 12%. Então, é um crescimento de 50%", diz o deputado.
FUNDO DO POÇO
O líder da oposição na Câmara, deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), discorda dessa avaliação e afirma que a variação foi "próxima do piso", pois o cenário de descontentamento não mudou.
Para Araújo, era impossível que a desaprovação a Dilma caísse abaixo do percentual atingido em agosto porque as pessoas que, àquela altura, consideravam o governo ótimo ou bom eram ligadas ao próprio PT ou a movimentos sociais –e dificilmente mudariam de ideia agora.
"A presidente já havia chegado a um piso que nenhum outro presidente tinha conseguido chegar. Não houve melhora no cenário nem na confiança no governo. Ela estava no fundo do poço e não tinha como baixar. [A variação] É uma volatilidade próxima do piso", afirma o deputado.
Araújo também diz que há uma melhora de clima com a chegada das festas de dezembro, o que pode ter influenciado o resultado da pesquisa. Ele prevê que os índices piorem para o governo após o Carnaval.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Deputados da base e da oposição divergem sobre leve melhora de Dilma"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!