Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Política

Computador do governo editou página de Eduardo Cunha na Wikipédia

.

PAULA REVERBEL
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A página sobre o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), na Wikipédia, enciclopédia na internet cujos textos podem ser editados por internautas, sofreu alterações na terça-feira (1º) a partir de um computador do governo federal.
Foram acrescentadas informações dos processos abertos contra Cunha à apresentação inicial do verbete. As mudanças foram feitas com um endereço de IP registrado em nome do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento, empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura).
O endereço IP é um código que identifica um computador ou uma rede de computadores.
Agora, consta na página sobre o presidente da Câmara dos Deputados a informação de que ele foi denunciado no STF (Supremo Tribunal Federal) por corrupção e lavagem de dinheiro. Além disso, foi feita menção ao processo aberto contra Cunha no Conselho de Ética da Câmara, que pode levar à sua cassação.
O autor das alterações deixou uma justificativa, criticando a falta dados sobre as investigações contra o deputado peemedebista. “Parece até panfleto político. A parte incluída por mim é neutra e cobre o mínimo do necessário”, escreveu. Ele também incluiu, nas referências, notícias dos jornais “O Estado de S. Paulo” e “O Globo”.
O usuário acrescentou também uma informação incorreta: a de que Cunha seria alvo de processo penal na Suíça. Na verdade, o presidente da Câmara chegou a ser alvo de inquérito penal do Ministério Público da Suíça, mas a investigação criminal foi transferida para o Brasil. Neste caso, as autoridades suíças renunciam à jurisdição para investigar Cunha, transferindo-a para o Brasil.
A mudança no verbete de Cunha foi feita às 17h03 desta terça-feira. Até 17h18, outras cinco pequenas alterações foram feitas, com o mesmo endereço IP, na redação do trecho incluído. O texto final foi alterado novamente por um outro usuário da Wikipédia, que manteve o novo conteúdo sobre Cunha. Este último não foi feito a partir de endereço IP vinculado ao governo.
Outras mudanças na Wikipédia feito com o mesmo IP sugerem que as alterações tenham como origem algum computador da Conab. Em 10 de setembro, o referido IP acrescentou uma menção à companhia no verbete “Lista de instituições governamentais federais do Brasil”. Em 21 de agosto, o verbete da Conab na Wikipédia foi editado a partir do mesmo endereço.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Política

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber