MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Adams avisa Dilma que deixará AGU em janeiro

MARINA DIAS BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, avisou à presidente Dilma Rousseff que vai deixar o cargo em janeiro. Segundo a reportagem apurou, apesar de negar publicamente sua saída, a qual classifica de "espec

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.11.2015, 12:43:13 Editado em 27.04.2020, 19:54:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

MARINA DIAS
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, avisou à presidente Dilma Rousseff que vai deixar o cargo em janeiro.
Segundo a reportagem apurou, apesar de negar publicamente sua saída, a qual classifica de "especulação", o advogado já conversou com a presidente e auxiliares sobre deixar o posto após seis anos à frente da Advocacia-Geral da União.
Adams assumiu a AGU em outubro de 2009, ainda durante o governo Lula, e é hoje o petista mais antigo na Esplanada dos Ministérios.
Foi dele a responsabilidade de comandar a defesa do governo no TCU (Tribunal de Contas da União) e no Congresso diante das chamadas "pedaladas fiscais", atraso na transferência do Tesouro a bancos públicos para pagamentos de programas sociais que, segundo a corte, feriram a Lei de Responsabilidade Fiscal.
A manobra se tornou um dos principais pontos para os entusiastas da abertura de um processo de impeachment contra Dilma e acabou desgastando a imagem de Adams.
Durante o processo, ele teve sérios embates com a própria presidente e com o então ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante (hoje na Educação), a respeito de argumentos que constavam da defesa do governo.
Aos 50 anos, Adams foi procurador-geral da Fazenda, secretário-executivo-adjunto do Ministério do Planejamento e o primeiro advogado público de carreira a chefiar a AGU.
Foi, inclusive, cotado por Dilma a assumir uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal) no ano passado, após a aposentadoria do então ministro Joaquim Barbosa. A presidente, porém, acabou optando por um nome de fora do governo e nomeou o jurista Luiz Edson Fachin.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Adams avisa Dilma que deixará AGU em janeiro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!