MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Cunha diz que 'em hipótese alguma' irá renunciar à presidência da Câmara

RANIER BRAGON E DÉBORA ÁLVARES BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro na Operação Lava Jato e suspeito de manter contas secretas na Suíça, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse na manhã desta quart

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.10.2015, 10:54:01 Editado em 27.04.2020, 19:56:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

RANIER BRAGON E DÉBORA ÁLVARES
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro na Operação Lava Jato e suspeito de manter contas secretas na Suíça, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse na manhã desta quarta-feira (7), que não vai renunciar ao seu cargo de comando da Casa.
"Eu não renuncio em nenhuma hipótese", afirmou, após participar de um painel sobre radiodifusão.
A declaração ocorre após vir a público que setores da oposição já começam a discutir hipóteses de afastamento do peemedebista da presidência da Câmara caso se confirmem as denúncias contra ele.
Desde semana passada, quando vieram à tona informações de contas secretas na Suíça em nome do deputado e de seus familiares, oposicionistas, que têm se mantido fiéis a Cunha desde que ele assumiu a Câmara, em fevereiro, se dizem "entre a cruz e a espada".
Sabem que, frente a opinião pública, não podem defender o presidente da Câmara, mas dependem dele para dar andamento ao pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff.
PSDB
A cúpula do PSDB no Congresso fechou questão quanto à posição da sigla sobre Cunha. Os principais líderes da legenda acordaram que os tucanos não devem nem "jogar pedra" nem "blindar" Cunha.
A ordem é aguardar o surgimento das provas de que o peemedebista aparece como beneficiário de cerca de US$ 5 milhões em bancos da Suíça. Se isso acontecer, avaliam, a situação ficará "insustentável" e a saída de Cunha do comando da Casa ´será irremediável.
Líderes da legenda dizem que o próprio Cunha sabe de sua condição. Os tucanos, no entanto, avaliam que antecipar ou atuar para fragilizar o presidente da Câmara neste momento pode ser "improdutivo". Cunha faz oposição ao governo Dilma Rousseff e tem a prerrogativa de instaurar um processo de impeachment contra a petista.
Nos bastidores, a avaliação é que o aparecimento dos extratos em nome de Cunha na Suíça abririam uma "dupla frente" de ataques ao peemedebista: a acusação de corrupção (Cunha é investigado na Operação Lava Jato) e a de que mentiu aos seu colegas. Na Casa, ele negou ter recursos fora do país.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Cunha diz que 'em hipótese alguma' irá renunciar à presidência da Câmara"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!