MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Peemedebistas avaliam ação contra Nardes como "tiro no pé" do governo

DANIELA LIMA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Integrantes de diferentes alas do PMDB avaliaram que o Planalto deu "um tiro no pé" ao lançar uma ofensiva contra o ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Augusto Nardes, relator das contas da presidente D

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.10.2015, 21:30:57 Editado em 27.04.2020, 19:56:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

DANIELA LIMA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Integrantes de diferentes alas do PMDB avaliaram que o Planalto deu "um tiro no pé" ao lançar uma ofensiva contra o ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Augusto Nardes, relator das contas da presidente Dilma Rousseff do ano de 2014, neste domingo (4).
Mesmo integrantes do partido que são simpáticos à petista e atuam como bombeiros no Congresso disseram, reservadamente, que o pedido de afastamento de Nardes do julgamento das contas de Dilma acabou por inflamar o "espírito de corpo" dos demais integrantes da Corte. Na ala da sigla que já não esconde sua contrariedade com a presidente as críticas foram contundentes.
O deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), por exemplo, disse que a petista mostra sua incapacidade de avaliar a gravidade de sua própria situação ao autorizar ações como a que o advogado-Geral da União, Luís Inácio Adams, abriu contra Nardes. "A única crise que ainda não se tinha era a institucional. E o que eles fazem? Começam a criar uma", avaliou. "Boa parte dos integrantes do TCU vieram do Legislativo. O órgão é auxiliar do Congresso. Não deixa de ser uma intromissão", concluiu.
A ala mais moderada do PMDB disse que, ao pedir o afastamento de Nardes, o governo Dilma buscava apenas ganhar tempo para continuar manobrando no Congresso e tentar diminuir o ímpeto dos que trabalham pela abertura de um processo de impeachment, mas a repercussão da iniciativa foi tão ruim, avaliaram, que pode acabar desencadeando o efeito contrário.
Nesta segunda-feira (5), após reunião na Presidência do TCU, os ministros da Corte decidiram manter a data do julgamento das contas de Dilma, marcado para esta quarta-feira (7). O pedido de suspeição de Nardes será avaliado no mesmo dia, no início da sessão. Os peemedebistas acham que, com isso, o governo vai amargar uma dupla derrota: verá a Corte manter Nardes como relator do processo e o plenário rejeitar as contas da presidente, por manobras contábeis como as chamadas "pedaladas fiscais".

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Peemedebistas avaliam ação contra Nardes como "tiro no pé" do governo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!