MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Críticas a ofensiva do governo contra relator são ditatoriais, diz Cardozo

CATIA SEABRA BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, chamou de antidemocráticos e ditatoriais aqueles que contestam a reação do governo ao colocar em suspeição a atuação do relator das contas de Dilma Rousseff no TCU (Tri

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.10.2015, 17:33:32 Editado em 27.04.2020, 19:56:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

CATIA SEABRA
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, chamou de antidemocráticos e ditatoriais aqueles que contestam a reação do governo ao colocar em suspeição a atuação do relator das contas de Dilma Rousseff no TCU (Tribunal de Contas da União), ministro Augusto Nardes, que propôs a recusa do balanço.
Sem afirmar a quem se referia, disse ser "inacreditável que alguém pense que o exercício do direito é uma afronta".
"Quem pensa assim é autoritário, tem uma raiz ditatorial muito forte", disse o ministro.
O Planalto acusa o relator de ter agido com parcialidade no processo e vai pedir que o plenário do TCU avalie se o relator não deveria ser impedido de analisar o caso.
O questionamento será feito na Corregedoria do tribunal nesta segunda (5) e pode levar a mais um adiamento da sessão que analisará o processo. Se o TCU negar a suspeição do ministro, o Planalto deve ir à Justiça, eventualmente ao STF (Supremo Tribunal Federal) para discutir a situação.
O governo alega que, durante entrevistas que se intensificaram em setembro, Nardes manifestou uma tendência contra o governo, mostrando que estaria disposto a fazer história na análise do caso antes mesmo da fase de produção do processo ter sido concluído e ter recebido ainda representantes de movimentos que defendem o impeachment da presidente.
Cardozo disse que Nardes sinalizou reiteradamente seu voto, "chegando a dizer que seria uma decisão histórica", e, por isso, prejulgou "sem antes ouvir os argumentos da defesa".
Mencionando a oposição, ele afirmou que essa é "mesmo uma disputa".
"A oposição chegou a dizer que está marcando homem a homem os ministros do TCU. Parece que transformou um julgamento técnico numa disputa de campeonato. E é uma disputa mesmo", disse.
Segundo apuração da Folha de S.Paulo, Nardes considera que foi atacado porque o governo não consegue responder tecnicamente seu parecer.
CRÍTICAS
A ofensiva do governo foi alvo de críticas. Líderes dos principais partidos de oposição classificaram a medida como uma ação "autoritária", "bolivariana" e "truculenta".
O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), disse que a ação é uma demonstração de "desespero" e "truculência" que "soa como atentado à própria democracia".
O TCU viu como "intimidação" o pedido do Planalto de afastamento do ministro, e três associações de servidores ligados ao tribunal lançaram uma nota de apoio ao processo de votação de contas do governo conduzido pelo órgão.
Nesta segunda, O presidente do TCU, ministro Aroldo Cedraz, disse ver poucas chances do tribunal adiar o julgamento das contas de 2014 do governo Dilma Rousseff.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Críticas a ofensiva do governo contra relator são ditatoriais, diz Cardozo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!