MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Petrobras diz que novos contratos com SBM dependem de acordo de leniência

NICOLA PAMPLONA RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A Petrobras informou nesta segunda-feira (28) que a assinatura de novos contratos com a holandesa SBM está sujeita à celebração de acordo de leniência com a CGU (Controladoria Geral da União) e o MPF (Min

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.09.2015, 19:00:50 Editado em 27.04.2020, 19:56:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

NICOLA PAMPLONA
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A Petrobras informou nesta segunda-feira (28) que a assinatura de novos contratos com a holandesa SBM está sujeita à celebração de acordo de leniência com a CGU (Controladoria Geral da União) e o MPF (Ministério Público Federal).
No início da manhã, a SBM divulgou nota informando ter sido convidada pela Petrobras a participar da licitação para a contratação de uma plataforma para as áreas de Libra e Sépia, no pré-sal.
A empresa estava na lista negra de fornecedores da estatal devido a investigações sobre o pagamento de propina para obter contratos de aluguel de plataformas.
Em nota oficial, a Petrobras justifica a retirada da lista negra alegando que analisou o "programa de integridade" da fornecedora e consultou o MPF e a CGU.
"Cabe ressaltar que a efetiva contratação da SBM, como resultado de processos licitatórios, estará condicionada ao cumprimento das obrigações previstas na Lei anticorrupção (Lei nº 12.846/2013) e à celebração do Acordo de Leniência com a CGU e o MPF", diz a estatal.
A SBM vem negociando o acordo, mas ainda não há definição dos termos. Em seu comunicado a empresa holandesa diz apenas que continua em "diálogo" com as autoridades brasileiras.
A Petrobras anunciou no fim de julho um novo programa de análise das práticas de governança de seus fornecedores, com o objetivo de antecipar a retirada de empresas de sua lista negra.
A direção da estatal alega que as restrições a empresas investigadas têm gerado dificuldades na contratação de fornecedores de bens e serviços. O argumento, porém, é criticado por representantes do conselho de administração.
No comunicado, a Petrobras diz que, com o convite à SBM, "espera elevar a competitividade nas licitações, sem perder de vista os requisitos de conformidade".

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Petrobras diz que novos contratos com SBM dependem de acordo de leniência"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!