MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Senador petista promete aumentar pressão contra política do governo

MARIANA HAUBERT BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Diante do envio da proposta de Orçamento da União para 2016 com deficit, parlamentares petistas prometem aumentar a pressão contra a presidente Dilma Rousseff para que ela mude a política econômica do país, de

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.08.2015, 21:40:52 Editado em 27.04.2020, 19:57:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

MARIANA HAUBERT
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Diante do envio da proposta de Orçamento da União para 2016 com deficit, parlamentares petistas prometem aumentar a pressão contra a presidente Dilma Rousseff para que ela mude a política econômica do país, de acordo com o senador Lindbergh Farias (PT-RJ).
Segundo ele, parte do PT e os movimentos sociais estão cansados da política econômica adotada pelo governo e consideram que o ajuste fiscal praticado pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, foi um "fracasso".
"Hoje, o governo apresenta projeto de lei do orçamento do próximo ano, em que apresenta um deficit primário. Aqui está claramente vinculado a essa política esquizofrênica, essa política monetária de alta taxa de juros, em que gastamos 7,92% do PIB (Produto Interno Bruto) para pagar a dívida. O problema do deficit é essa política fiscal adotada pelo ministro Levy", disse o petista.
Para ele, grande parte da crise econômica vem da taxa de juros vigente no país. "Que política monetária é essa? Então, está aqui um senador do PT, que vai defender a presidenta Dilma até o último instante, mas, pelo amor de Deus, nos ajude a fazer a defesa deste governo, presidenta Dilma. Vossa Excelência sabe o que significa isso", implorou o senador na tribuna do plenário do Senado.
"O que eu peço a Presidenta Dilma é que assuma as rédeas desse processo, que surja a Dilma Coração Valente, com o programa que foi vencedor das eleições, e que mude essa política econômica", completou.
Segundo o Lindbergh, se a presidente não mudar os rumos adotados na economia, ela poderá perder o pouco de apoio que ainda lhe resta. "Queremos aumentar a pressão sobre a presidente para que ela mude, o quanto antes, a política econômica. Essas pessoas que estão indo para a rua fazer o contraponto, para defender o governo Dilma, não aceitam mais", disse.
Apesar das críticas a Levy, Lindebergh não defendeu a sua saída por considerar que a crise econômica e política são muito graves neste momento.
"Não queremos fulanizar a discussão. Mas ela [Dilma] tem que entender que o que prometeram no início do ano, de melhorar a situação fiscal do país, foi cumprido exatamente ao contrário. Eles pioraram muito a situação e ela queimou o seu capital político", disse. "Estamos caminho para a beira de um precipício", completou o petista.
Lindbergh afirmou que pretende apresentar nesta semana ainda um projeto de lei para voltar a tributar, em 15%, as transações sobre lucros e dividendos. Segundo o petista, a proposta não irá afetar grande parte da população e ainda poderá gerar para o governo cerca de R$ 40 bilhões.
"Para nós, não podemos jogar a conta desse deficit nas costas do povo trabalhador, que já está pagando muito com desemprego, com redução da massa salarial. Quem tem que pagar a conta desse deficit são os mais ricos", defendeu.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Senador petista promete aumentar pressão contra política do governo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!