MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Ex-ministro Dirceu pede transferência para Complexo Médico Penal

BELA MEGALE SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A defesa do ex-ministro José Dirceu pediu nesta segunda-feira (31) a transferência do petista para o CMP (Complexo-Médico Penal). Segundo o advogado Roberto Podval, a petição solicitando a transferência da Super

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.08.2015, 17:25:45 Editado em 27.04.2020, 19:57:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BELA MEGALE
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A defesa do ex-ministro José Dirceu pediu nesta segunda-feira (31) a transferência do petista para o CMP (Complexo-Médico Penal).
Segundo o advogado Roberto Podval, a petição solicitando a transferência da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, para o presídio localizado em Pinhais, próximo à capital paranaense, foi protocolada por volta das 12h.
"O espaço reduzido não comporta os mesmos benefícios conferidos em um presídio, tais como visitas familiares por período maior e a possibilidade de ter acesso a locais maiores e mais abertos. Essa condição, a longo prazo, certamente causará prejuízos à saúde de José Dirceu, que já tem mais de 70 anos", afirmam os criminalistas Roberto Podval e Odel Mikael Jean Antun no documento.
Enquanto na carceragem da PF as visitas semanais têm duração de meia hora e há apenas um encontro presencial por mês, no CMP elas são presenciais todas as semanas e duram cerca de duas horas.
Segundo Podval, ele conversou pessoalmente com o juiz Sergio Moro na semana passada sobre a mudança de Dirceu e o magistrado não se opôs. No entanto, o juiz ainda não se posicionou oficialmente sobre a transferência.
Atualmente Dirceu está na carceragem da PF, onde ocupa uma cela com um beliche e divide o espaço com o publicitário Ricardo Hoffmann. O ex-ministro passa a maior parte do tempo jogando baralho e lendo livros.
No horário do seu banho de sol diário, aproveita para fazer alongamentos e alguns exercícios. Faz questão de cumprir as ordens dos carcereiros e tem fama de disciplinado entre os policiais.
Desde que foi preso na 17ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Pixuleco, José Dirceu recebeu visitas do filho, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), da mulher Simone Tristão, e da filha Joana Saragoça.
A maioria dos presos da Lava Jato estão no CMP, como o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, os ex-deputados Pedro Corrêa e João Argôlo e o executivo Marcelo Odebrecht, entre outros.
CPI
O ex-ministro foi nesta segunda-feira (31) à CPI da Petrobras. Ele optou por ficar calado, mesmo procedimento adotado, também nesta segunda, em depoimento à Polícia Federal.
Há suspeitas de que o ex-ministro recebia pagamentos de empreiteiras para consultorias que não existiram e que poderiam ser propina, mas a sua defesa sustenta que todos os serviços para os quais ele foi contratado foram prestados.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Ex-ministro Dirceu pede transferência para Complexo Médico Penal"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!