MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Deputado mineiro pede à Justiça para sair do PT por 'justa causa'

JOSÉ MARQUES BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS) - Em conflito com a bancada do PT na Câmara e sob a justificativa de que a legenda descumpre seu programa de defesa dos trabalhadores, o deputado mineiro Weliton Prado pediu à Justiça Eleitoral a desfiliação d

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.08.2015, 19:23:34 Editado em 27.04.2020, 19:57:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

JOSÉ MARQUES
BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS) - Em conflito com a bancada do PT na Câmara e sob a justificativa de que a legenda descumpre seu programa de defesa dos trabalhadores, o deputado mineiro Weliton Prado pediu à Justiça Eleitoral a desfiliação do partido "por justa causa".
Ele alega ainda que sofre "grave discriminação pessoal" dos colegas petistas. Weliton foi o único deputado do PT a votar contra a medida provisória que restringiu o acesso ao seguro desemprego e também o único a votar a favor da redução da maioridade penal.
Na ação enviada ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a defesa do deputado lista atitudes do partido que ele vê como retaliações às duas votações, como ameaça de retirá-lo das comissões, de exclusão em memorandos internos do PT e do grupo da bancada no aplicativo Whatsapp.
O texto cita trechos do estatuto do PT a favor dos direitos trabalhistas e afirma que os deputados têm sentido "grande constrangimento" para votar medidas do ajuste fiscal.
"Apesar do mandato pertencer ao partido, o seu mandatário ocupa o cargo em razão da ideologia partidária, e quem deu causa à mudança foi a própria agremiação, e não o mandatário", diz a ação.
Por causa do descumprimento das orientações do partido, Weliton Prado já foi ameaçado de expulsão. Depois que ele votou pela redução da maioridade penal, o presidente do PT, Rui Falcão, disse que o caso dele seria levado ao conselho de ética do partido.
Se vencer o processo, Weliton poderá trocar de partido sem perder o mandato.
A ação foi distribuída ao ministro do TSE João Otávio Noronha, que relatará o processo.
A reportagem procurou o PT para falar sobre a ação, mas ainda não obteve resposta. A assessoria de Weliton informou que ele não irá se pronunciar.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Deputado mineiro pede à Justiça para sair do PT por 'justa causa'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!