MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

PSDB dá trégua em briga interna para se reafirmar oposição

No domingo (5), os tucanos realizarão, em Brasília, a convenção nacional do partido que deverá reconduzir o senador mineiro Aécio Neves à presidência da legenda em uma chapa de consenso entre as correntes.O deputado Sílvio Torres, aliado do governador de

Da Redação

·
Aécio Neves, senador tucano, diz oo momento não é propício para disputas internas no partido - imagem - Pedro França/Agência Senado
Icone Camera Foto por Reprodução
Aécio Neves, senador tucano, diz oo momento não é propício para disputas internas no partido - imagem - Pedro França/Agência Senado
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.07.2015, 11:11:00 Editado em 27.04.2020, 19:58:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

No domingo (5), os tucanos realizarão, em Brasília, a convenção nacional do partido que deverá reconduzir o senador mineiro Aécio Neves à presidência da legenda em uma chapa de consenso entre as correntes.

continua após publicidade

O deputado Sílvio Torres, aliado do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, assumirá o posto de secretário-geral do partido, segundo posto na direção da legenda, hoje ocupado pelo deputado Mendes Thame. Já o ex-deputado José Aníbal passará a presidir o Instituto Teotônio Vilela.

O clima é de trégua. Os tucanos não querem que a briga sobre a escolha do nome para disputar a presidência da República em 2018, contamine a tentativa de unir o partido e se cacifar como primeira alternativa ao governo do PT.

continua após publicidade

“Esta não é a nossa agenda”, diz Aécio ao iG. “Não tem sentido. O PSDB, ao final, estará unido para construir um novo projeto para o Brasil”, prevê o senador. “Este momento é hora de reafirmar nossas teses, nossos princípios, nossos compromissos”, afirma o tucano.
“O PSDB está unido. Há consenso”, confirma o deputado Jutahy Magalhães (BA), aliado de primeira hora do senador José Serra (SP).

Que a briga ocorrerá, ninguém tem dúvida, já que Aécio e Alckmin alimentam o projeto de se candidatarem à sucessão da presidente Dilma Rousseff. No entanto, a disputa pelo controle do partido neste momento só renderia prejuízo.


Para Aécio, o grande desafio do PSDB nos próximos anos será capitalizar os votos dos descontentes com o governo. Os mais jovens formam o público alvo do partido. “Esta convenção de domingo vai encontrar o PSDB talvez em seu melhor momento. Um partido reconciliado com setores da sociedade, do qual ele estava muito distante, principalmente os jovens”, analisa o senador.

continua após publicidade

“As pesquisas últimas mostram que há um crescimento na preferência pelo PSDB, enquanto há um derretimento na preferência pelo PT, nosso maior adversário. Nada melhor para que o PSDB mostre quer tem um projeto para o País, mais elaborado e acabado que qualquer outro partido político”, considera Aécio.


Outro conceito identificado nas pesquisas e que tem norteado o encontro tucano refere-se aos pedidos de impeachment da presidente Dilma Rousseff. As consultas qualitativas apontam que apesar de aparecer entre os mais jovens a revolta em relação ao governo, o impeachment é um desejo minoritário entre a população e não deve ser, uma defesa na convenção tucana.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "PSDB dá trégua em briga interna para se reafirmar oposição"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!