MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Comitiva de Dilma aos EUA deve contar com dez ministros

MARINA DIAS BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A presidente Dilma Rousseff levará uma comitiva robusta para sua viagem oficial aos Estados Unidos, que começa neste sábado (27). Segundo a Folha de S.Paulo apurou, a previsão é que cerca de dez ministros -e pelo m

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.06.2015, 19:53:11 Editado em 27.04.2020, 19:58:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

MARINA DIAS
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A presidente Dilma Rousseff levará uma comitiva robusta para sua viagem oficial aos Estados Unidos, que começa neste sábado (27). Segundo a Folha de S.Paulo apurou, a previsão é que cerca de dez ministros -e pelo menos outras 80 pessoas- acompanhem a presidente, inclusive os da área econômica, como Joaquim Levy (Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento).
Com a visita, o governo brasileiro pretende retomar o diálogo político com a Casa Branca e atrair investidores para o plano de concessões anunciado na semana passada. Por isso, dizem auxiliares do Palácio do Planalto, parte dos ministros deve ter agenda própria, em reuniões e seminários com empresários.
Além de Levy e Barbosa, devem acompanhar a presidente os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), Armando Monteiro (Desenvolvimento e Comércio Exterior), Katia Abreu (Agricultura), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Jaques Wagner (Defesa), Eliseu Padilha (Aviação Civil), Edinho Araújo (Secretaria de Portos) e Antonio Carlos Rodrigues (Transportes).
A comitiva oficial da presidente em viagens é, geralmente, composta por 80 pessoas.
"A visita é importante porque representa uma retomada de diálogo político bilateral entre Brasil e EUA de mais alto nível, além da retomada de contatos em áreas como comércio e debates sobre temas relevantes da agenda internacional", disse o subsecretário-geral de política do Itamaraty, Carlos Antonio da Rocha Paranhos, em declaração à imprensa nesta quinta-feira (25).
Em setembro de 2013, Dilma cancelou sua ida aos EUA após o vazamento de documentos secretos que revelavam que, por meio da NSA (Agência de Segurança Nacional), o governo americano monitorou atividades em vários países, inclusive da Petrobras e da própria presidente Dilma.
Segundo Paranhos, porém, é necessário "não requentar" o tema da espionagem, porque esse é um assunto "que já foi superado".
Dilma chegará a Nova York no fim da tarde de sábado (27), onde vai se reunir com investidores e empresários no domingo (28) e na segunda-feira (29).
Em Washington, Dilma fará uma reunião de trabalho com o presidente Barack Obama e deve anunciar alguns acordos.
E em São Francisco, última parada de Dilma antes do retorno ao Brasil, a presidente fará uma visita à sede do Google e se reunirá com empresários do setor aeroespacial no centro de pesquisas da NASA, entre outras atividades.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Comitiva de Dilma aos EUA deve contar com dez ministros"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!