Facebook Img Logo
  1. Edhucca Banner
Mais lidas
Política

Responsável por Belo Monte contesta TCU e diz que usina é viável

.

DIMMI AMORA
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A Norte Energia, empresa responsável pela Hidrelétrica de Belo Monte, contestou informação divulgada na quarta-feira (24) pelo TCU (Tribunal de Contas da União) de que a usina poderá se tornar um empreendimento que não trará retorno financeiro a seus acionistas.
Conforme a Folha de S.Paulo mostrou, o Tribunal abriu uma investigação sobre a usina devido ao fato da maioria das empresas que participam das obras estar envolvida na Operação Lava Jato e pela suspeita de que aumentos de preços da construção da hidrelétrica podem inviabilizar o projeto.
A empresa que ganhou o direito de construir Belo Monte, formada prioritariamente por estatais e fundos de pensão, informou que o valor do projeto é ainda o mesmo do leilão de 2010, R$ 25,8 bilhões. Segundo a nota, o valor informado pelo TCU equivale à correção do preço do leilão desde então. Segundo a empresa, como o valor da tarifa que a maior parte energia gerada vai ser vendida também será reajustado pela inflação, como prevê o contrato, isso garante a viabilidade do empreendimento.
"[Isso] estabelece o equilíbrio do contrato e a manutenção da atratividade do empreendimento para todos os investidores. Assim, o retorno do investimento está assegurado aos acionistas e segue padrões de projetos de longo prazo da área de infraestrutura", informou a empresa.
A companhia também informou que suas "demonstrações financeiras estão auditadas e aprovadas sem ressalvas por auditoria independente e são publicadas anualmente" e que está aberta a prestar todos os esclarecimentos aos órgãos de controle.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Política

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber