MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Responsável por Belo Monte contesta TCU e diz que usina é viável

DIMMI AMORA BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A Norte Energia, empresa responsável pela Hidrelétrica de Belo Monte, contestou informação divulgada na quarta-feira (24) pelo TCU (Tribunal de Contas da União) de que a usina poderá se tornar um empreendimento que

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.06.2015, 19:09:35 Editado em 27.04.2020, 19:58:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

DIMMI AMORA
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A Norte Energia, empresa responsável pela Hidrelétrica de Belo Monte, contestou informação divulgada na quarta-feira (24) pelo TCU (Tribunal de Contas da União) de que a usina poderá se tornar um empreendimento que não trará retorno financeiro a seus acionistas.
Conforme a Folha de S.Paulo mostrou, o Tribunal abriu uma investigação sobre a usina devido ao fato da maioria das empresas que participam das obras estar envolvida na Operação Lava Jato e pela suspeita de que aumentos de preços da construção da hidrelétrica podem inviabilizar o projeto.
A empresa que ganhou o direito de construir Belo Monte, formada prioritariamente por estatais e fundos de pensão, informou que o valor do projeto é ainda o mesmo do leilão de 2010, R$ 25,8 bilhões. Segundo a nota, o valor informado pelo TCU equivale à correção do preço do leilão desde então. Segundo a empresa, como o valor da tarifa que a maior parte energia gerada vai ser vendida também será reajustado pela inflação, como prevê o contrato, isso garante a viabilidade do empreendimento.
"[Isso] estabelece o equilíbrio do contrato e a manutenção da atratividade do empreendimento para todos os investidores. Assim, o retorno do investimento está assegurado aos acionistas e segue padrões de projetos de longo prazo da área de infraestrutura", informou a empresa.
A companhia também informou que suas "demonstrações financeiras estão auditadas e aprovadas sem ressalvas por auditoria independente e são publicadas anualmente" e que está aberta a prestar todos os esclarecimentos aos órgãos de controle.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Responsável por Belo Monte contesta TCU e diz que usina é viável"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!