MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Renan cita 'falta de engajamento' e convida Dilma a discutir reforma

MÁRCIO FALCÃO BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), decidiu convidar a presidente Dilma Rousseff para que ela "definitivamente participe" da discussão sobre a reforma política. O encontro deve ocorrer na manhã des

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.06.2015, 19:19:29 Editado em 27.04.2020, 19:58:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

MÁRCIO FALCÃO
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), decidiu convidar a presidente Dilma Rousseff para que ela "definitivamente participe" da discussão sobre a reforma política. O encontro deve ocorrer na manhã desta quinta-feira (25).
"Nesse esforço de mobilização vamos conversar com a presidente. O fundamental é que mobilizemos todos os esforços para que possamos ter a reforma política, fazer as mudanças que a sociedade cobra, dar transparência ao financiamento das campanha e acabar e remover essa zona cinzenta entre público e privado", disse o congressista.
Renan afirmou que um dos entraves para que as mudanças no sistema eleitoral avancem é a falta de engajamento do Executivo no debate.
"Uma das coisas que dificultou a reforma política no Brasil, o Senado já votou várias vezes a reforma política, efetivamente ela não andou no Congresso porque nunca contamos com a participação do Executivo. É fundamental nessa mobilização contarmos com a participação do Executivo", afirmou.
Acompanhado de senadores, Renan esteve nesta quarta (24) conversando com o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski, sobre o tema. Após a reunião, ele afirmou que uma das prioridades é defender limites para doações de empresas para as campanhas eleitorais.
O peemedebista também defendeu que o ideal é que o Congresso defina primeiro o modelo de financiamento do que o Supremo, que tem em debate uma ação pedindo que seja declarada inconstitucional repasses de empresas para candidatos. O julgamento está suspenso há mais de um ano. O presidente do Senado apontou que é preciso fixar limite para as doações.
Outro tema, segundo o senador, será uma regra para participação de mulheres na política.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Renan cita 'falta de engajamento' e convida Dilma a discutir reforma"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!