MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Tesouro nega 'pedaladas fiscais' em 2015

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O Tesouro Nacional rebateu nesta quarta-feira (24), por meio de nota, a informação de que está atrasando repasses de verba para gastos com programas do governo e financiamentos a juros mais baixos. Segundo reportagem publicad

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.06.2015, 15:35:09 Editado em 27.04.2020, 19:58:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O Tesouro Nacional rebateu nesta quarta-feira (24), por meio de nota, a informação de que está atrasando repasses de verba para gastos com programas do governo e financiamentos a juros mais baixos.
Segundo reportagem publicada pela Folha de S.Paulo, a manobra, apelidada de "pedalada fiscal", que ajuda o governo a maquiar as contas públicas às custas dos bancos públicos, está em vigor neste ano, durante a gestão de Joaquim Levy na Fazenda.
A prática foi condenada pelo TCU (Tribunal de Contas da União) na avaliação da prestação de contas do governo do ano passado. O órgão cobrou explicações da presidente Dilma e, após matéria da Folha de S.Paulo, sinalizou que pode investigar as pedaladas deste ano.
Segundo a nota publicada nesta quarta (24), os recursos destinados ao pagamento do programa Bolsa Família, do seguro-desemprego e abono salarial têm sido liberados "tempestivamente" e de acordo com os pedidos do Ministério do Desenvolvimento Social e do Ministério do Trabalho, não havendo pendências.
O Tesouro afirma que também não há pendências em relação a transferências de royalties, compensações financeiras, Salário Educação e pagamentos previdenciários.
Sobre o subsídio ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e à Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), que emprestam a juros mais baixos, esses repasses têm sido feitos de acordo com regras definidas em documento publicado em 2012.
Segundo a nota, esse ritmo de repasse referente a financiamentos subsidiados continuará até a conclusão das avaliações do TCU sobre um novo calendário para liberação de recursos.
"O Tesouro Nacional tem, portanto, aguardado a resolução da questão para formular proposta ao TCU. O mesmo se dá em relação a valores eventualmente devidos ao Banco do Brasil (BB)", diz a nota.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Tesouro nega 'pedaladas fiscais' em 2015"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!