MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Deputado suspeito de integrar Máfia dos Sanguessugas vira alvo de processo

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O STF (Supremo Tribunal Federal) acolheu pedido da Procuradoria-geral da República (PGR) e abriu um processo contra o deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO), suspeito de integrar a chamada Máfia dos Sanguessugas, desarticula

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.06.2015, 17:37:39 Editado em 27.04.2020, 19:59:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O STF (Supremo Tribunal Federal) acolheu pedido da Procuradoria-geral da República (PGR) e abriu um processo contra o deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO), suspeito de integrar a chamada Máfia dos Sanguessugas, desarticulada pela Polícia Federal em 2006.
Segundo o Ministério Público, o deputado participou de um esquema que consistiu em fraude à licitação e uso de recurso federais para compra de uma ambulância superfaturada.
A denúncia sustenta que Nilton Capixaba apresentou uma emenda parlamentar ao Orçamento da União solicitando a aquisição do veículo para o município de Cerejeiras, em Rondônia.
A licitação, de acordo com a PGR, foi fraudada para beneficiar uma empresa ligada ao prefeito da cidade, em comum acordo com o parlamentar. Na ocasião, foi identificado sobrepreço de R$ 15 mil na compra da ambulância.
Capixaba responderá pelo crime de peculato, por decisão unânime proferida pela Segunda Turma do STF, na sessão desta terça-feira.
A defesa do parlamentar argumentou que Nilton Capixaba não teve sequer conhecimento das irregularidades ocorridas no processo licitatório municipal.
ARQUIVAMENTO
Na mesma sessão, o colegiado arquivou um inquérito semelhante, envolvendo o deputado federal Maurício Quintella Lessa (PR-AL).
Ele era suspeito de ter recebido R$ 120 mil em troca de emendas que sugeriram obras de drenagem em Maceió, a serem executadas pela empreiteira Gautama.
Por unanimidade, os ministros entendera, não haver elementos para sustentar a abertura de um processo na corte. Além do deputado, a decisão beneficia o dono da Gautama, Zuleido Veras, também denunciado pela PGR.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Deputado suspeito de integrar Máfia dos Sanguessugas vira alvo de processo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!