MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Janot não está acima da lei, diz presidente da CPI da Petrobras

AGUIRRE TALENTO BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente da CPI da Petrobras, Hugo Motta (PMDB-PB), afirmou nesta quinta-feira (7) que "ninguém está acima da lei" e que, caso haja vontade dos integrantes da comissão, vai pautar o requerimento de convocaç

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.05.2015, 17:03:38 Editado em 27.04.2020, 20:00:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

AGUIRRE TALENTO
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente da CPI da Petrobras, Hugo Motta (PMDB-PB), afirmou nesta quinta-feira (7) que "ninguém está acima da lei" e que, caso haja vontade dos integrantes da comissão, vai pautar o requerimento de convocação do procurador-geral da República Rodrigo Janot.
A convocação de Janot é uma ofensiva articulada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), com o deputado Paulinho da Força (SDD-SP), autor do requerimento, e com Motta, por causa da investigação contra Cunha no STF (Supremo Tribunal Federal) por suspeita de se beneficiar do esquema de corrupção na Petrobras.
"Eu acho que nós vivemos em uma República e ninguém está acima da lei. O senhor Janot representa uma instituição, a comissão entendendo que ele deva vir aqui, eu não vejo nenhum problema. Não estou aqui fazendo apologia para que o procurador-geral seja convocado, eu apenas entendo que todos aqueles que podem contribuir com as investigações devem aqui prestar seus esclarecimentos. Se isso vai acontecer ou não, quem vai dizer é a CPI", declarou.
"A partir do momento em que eu digo que um cidadão não deve vir à CPI eu estou protegendo o cidadão. Não cabe a mim proteger ninguém, eu tenho que agir aqui como um magistrado", completou Motta.
Paulinho, em seu requerimento, justifica querer que Janot explique vazamentos de informações do Ministério Público.
Motta afirma que colocar o requerimento em pauta dependerá da vontade dos integrantes da CPI e que isso será discutido na próxima semana.
"Sendo priorizado o requerimento de deputado, de senador, de político, do procurador-geral da República, de ex-presidente da República, os requerimentos serão pautados e se a maioria entender que eles deverão ser chamados, nós devemos marcar as oitivas para que eles sejam ouvidos", afirmou Hugo Motta.
O requerimento causou polêmica na sessão da CPI desta quinta. Parlamentares de PSOL, PPS e PT protestaram contra a iniciativa. A deputada Eliziane Gama (PPS-MA) diz que irá ao STF (Supremo Tribunal Federal) para barrar a convocação de Janot caso ela seja aprovada.
Nesta semana, por ordem de Janot, a PGR fez uma diligência na Câmara para obter registros de informática que ligam Cunha a requerimentos suspeitos de vínculo com o esquema de corrupção da Petrobras.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Janot não está acima da lei, diz presidente da CPI da Petrobras"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!