MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Rodolpho Tourinho, ex-ministro de FHC, morre aos 73 anos

JOÃO PEDRO PITOMBO SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) - O ex-senador e ex-ministro Rodolpho Tourinho morreu nesta quinta-feira (7) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele tinha 73 anos e estava internado desde novembro do ano passado. A causa da morte não fo

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.05.2015, 15:58:08 Editado em 27.04.2020, 20:00:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

JOÃO PEDRO PITOMBO
SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) - O ex-senador e ex-ministro Rodolpho Tourinho morreu nesta quinta-feira (7) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele tinha 73 anos e estava internado desde novembro do ano passado. A causa da morte não foi divulgada.
Formado em economia pela USP (Universidade de São Paulo), Tourinho ocupou cargos técnicos no governo da Bahia e ascendeu na política sob liderança do senador Antônio Carlos Magalhães (1927-2007).
Foi ministro das Minas e Energia no governo Fernando Henrique Cardoso entre 1999 e 2001, período em que também presidiu o conselho de administração da Petrobras. Deixou o cargo após o senador ACM romper politicamente com Fernando Henrique.
Entre 2003 e 2006, assumiu mandato no Senado Federal pelo então PFL como suplente de Paulo Souto, também do PFL, eleito para o governo da Bahia.
Disputou as eleições uma única vez, em 2006, quando tentou uma vaga no Senado. Teve 1,9 milhão de votos, mas acabou sendo derrotado pelo ex-governador João Durval (PDT).
Afastado da política desde então, passou a atuar no meio empresarial. Foi eleito presidente-executivo do Sinicon (Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada) e da Abdib (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base).
REPERCUSSÃO
Aliado de Tourinho, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM) lamentou a morte do ex-ministro, destacando a amizade ele com seu avô. "Em todos os cargos que ocupou, ele sempre colocou a Bahia em primeiro lugar, trabalhando muito pelo desenvolvimento do nosso Estado", afirmou.
O governador da Bahia, Rui Costa (PT) também lamentou a morte do político, ao destacar que "prestou relevantes serviços ao Estado". Os senadores baianos Otto Alencar (PSD) e Walter Pinheiro (PT) prestaram homenagens a Tourinho no plenário do Senado Federal.
"É uma figura que só engrandece, através de seu nome, toda a história da Bahia", disse Pinheiro.
Tourinho deixa mulher e quatro filhos. O horário e local do sepultamento do ex-senador ainda não foram divulgados pela família.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Rodolpho Tourinho, ex-ministro de FHC, morre aos 73 anos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!