MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Câmara convida Cardozo para explicar encontro com advogados e procurador

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou nesta quarta-feira (25) convite para que o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) preste esclarecimentos aos deputados sobre encontros com advogados das empreiteiras envol

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.03.2015, 12:25:49 Editado em 27.04.2020, 20:01:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou nesta quarta-feira (25) convite para que o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) preste esclarecimentos aos deputados sobre encontros com advogados das empreiteiras envolvidas no esquema de corrupção na Petrobras e com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
O pedido para explicações de Cardozo foi apresentado pelo deputado Nelson Marchezan Junior (PSDB-RS). A base governista, no entanto, conseguiu evitar que o ministro fosse convocado, o que obrigaria sua presença na Casa, transformando o requerimento em convite.
A troca ocorreu após o vice-líder do governo, Ricardo Barros (PP-PR), afirmar que Cardozo está disposto a comparecer ao Congresso, o que deve ocorrer nas próximas semanas. Ele falará em audiência conjunta entre a CCJ e as comissões de Fiscalização e Controle e Segurança Pública.
Nas vésperas da divulgação dos políticos suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção, Cardozo e Janot se encontraram, sem registro na agenda.
O ministro também esteve com advogados das empreiteiras. A Comissão de Ética Pública da Presidência da República, órgão responsável por apurar procedimentos e atitudes de autoridades, pediu informações ao ministro sobre os encontros.
A Folha de S.Paulo mostrou ainda que Cardozo teve um encontro com Janot em Buenos Aires, na Argentina, fora da agenda e durante viagem oficial. A conversa ocorreu em um sábado de novembro de 2014.
Três dias depois, procuradores desembarcaram na Suíça em busca de contas que foram usadas, de acordo com a delação do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, para a Odebrecht pagar a ele suborno de US$ 23 milhões, o que a empreiteira nega.
Na semana anterior ao encontro, no dia 14, a Polícia Federal, subordinada ao ministro da Justiça, havia deflagrado a fase da Operação Lava Jato, que levou executivos das principais empreiteiras do país à cadeia.
Janot estava em Buenos Aires para para participar de encontro de procuradores dos países do Mercosul. Segundo o Ministério da Justiça, Cardozo e o procurador-geral da República ''mantiveram contato'' e, juntamente com a mulher de Janot, se encontraram para um almoço no dia 22.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Câmara convida Cardozo para explicar encontro com advogados e procurador"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!