Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Política

​Veja 10 semelhanças entre os fanáticos da bola e da política

.

Manifestantes realizaram panfletagens em Apucarana durante o sábado - Foto: Sérgio Rodrigo
Manifestantes realizaram panfletagens em Apucarana durante o sábado - Foto: Sérgio Rodrigo

É "Malditos petralhas!" de um lado, é "elite coxinha!" do outro. Não adianta fugir! Ele está nas redes sociais, nos comentários dos portais, nas ruas, no transporte público, no seu trabalho, nas escolas e na sua família: o fanatismo político tomou conta do País nos últimos dias.

Parece que no ano após o da Copa do Mundo (que #nãoiater, né?), o Brasil deixou de ser o "país do futebol" - também, teve sete motivos para isso - para ser o "país que acordou" (seria novamente?)

O problema é que tivemos muitos anos para aprender a gostar de futebol e, só agora - e nos protestos de 2013 - olhamos com um olhar mais atento para a política do País. Por esse motivo, muitos dos "politizados" de hoje são parecidos com os torcedores fanáticos da bola na grama. 

Pensando nisso, montamos uma lista com 10 semelhanças entre os fanáticos da política e os do futebol. Veja só:

1. Usam uniforme O vermelho do PT e o verde e amarelo (ou preto do "luto") da oposição são paralelos ao rubronegro, alviverde, alvinegro de um time do coração. Os fanáticos literalmente vestem a camisa e as cores que representam aquilo que idolatram.

2. Criam cantos Rimas, paródias ou simples gritos de guerra estão presentes nos estádios e nos protestos. Ah, e nas redes sociais também.

3. Fazem batucadas Instrumentos como caixas e surdos fazem parte das torcidas organizadas dos times de futebol. Mas eles também aparecem - junto de carros de som - em muitos protestos feitos nas ruas.

4. Fazem de seus ídolos, santos Quem foi o melhor presidente que o Brasil já teve? Que jogador brilhou na última temporada do Brasileirão? Seu goleiro é um santo? Tem quem ache que o FHC ou o Lula também sejam. Pois é.

5. Usam sempre os mesmos argumentos contra o adversário "Não adianta discutir com _______. Usam sempre o mesmo argumento". Complete a frase com o fanatismo que você preferir. 

6. E criam apelidos e xingamentos para a oposição De palavrões a apelidos irônicos, tem palavra de ódio para todos os gostos. 

7. Defendem suas bandeiras em qualquer lugar Há aqueles que estendem faixas contra o governo no estádio e há os que estendem a bandeira ou defendem uma causa do "time" no Congresso. 

8. Andam em grupos Normalmente, aqueles que possuem ideias e ideais em comum andam juntos. Na política e no futebol, isso não é diferente. Cabe aos seguranças e aos policiais tentar evitar que os grupos se encontrem - seja na Avenida Paulista, durante uma manifestação, seja na saída da Arena Corinthians.

9. Sofrem esteriótipos e alimentam preconceitos Os ricos são de que partido? E os pobres? Os analfabetos? Os burgueses? E os homossexuais, torcem para que time? E os ladrões? A lista de preconceitos presentes nas discussões políticas e de futebol não tem fim.

10. E, alguns, não sabem perder É o que dizem.

Confira matéria completa AQUI

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Política

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber