MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Cunha está disposto a colaborar com o Executivo, diz Temer

MARIANA HAUBERT BRASÍLIA, DF - O vice-presidente da República e presidente nacional do PMDB, Michel Temer, afirmou nesta segunda-feira (2) que o novo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), está disposto a colaborar com o governo porque tem "consc

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.02.2015, 21:35:49 Editado em 27.04.2020, 20:03:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

MARIANA HAUBERT
BRASÍLIA, DF - O vice-presidente da República e presidente nacional do PMDB, Michel Temer, afirmou nesta segunda-feira (2) que o novo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), está disposto a colaborar com o governo porque tem "consciência" sobre a independência e harmonia entre os poderes.
Apesar de pertencer ao PMDB, partido da base aliada do governo, Cunha é considerado um aliado pouco confiável porque chefiou uma rebelião no Congresso contra a presidente Dilma Rousseff no ano passado.
Segundo Temer, o novo presidente da Câmara sabe que ocupar o cargo é "uma missão institucional". "Ele é independente e me disse isso nos termos constitucionais. E a independência está ligada à harmonia entre os Poderes. E ele tem consciência disso e eu tenho absoluta convicção que ele fará uma gestão muito útil para o Parlamento e muito útil para a relação entre os poderes do Estado", disse.
Temer almoçou como Cunha nesta segunda no Palácio do Jaburu, residência oficial da vice-presidência em Brasília. "Ele me fez uma primeira visita exatamente para revelar aquilo que está na Constituição, de uma harmonia absoluta do Legislativo e do Executivo e até para combinar um pouco o procedimento para qual seria a fórmula dessa relação. [...] Conversamos muito e a disposição dele é de realmente colaborar com o Executivo", disse.
Questionado sobre qual seria esta fórmula, Temer apenas afirmou que será uma "relação nos termos constitucionais". "Os projetos do governo terão nosso patrocínio, evidentemente, e terão certo e seguramente a compreensão da Câmara dos Deputados. E nenhuma objeção, a não ser para melhorar o projeto", disse.
Questionado sobre se a atuação do Planalto para angariar votos para o candidato derrotado do PT, Arlindo Chinaglia (SP), representava um temor do governo em relação a uma gestão de Cunha, Temer minimizou.
"Isso é passado. Em matéria eleitoral, você controverte, diverge, alguns trabalham para uns, outros trabalham para outros até o dia das eleições. No dia seguinte às eleições, a busca é em função do bem comum. Isso que você disse, são águas passadas", disse.
Cunha venceu Chinaglia ainda no primeiro turno, com 267 votos contra 136 do petista.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Cunha está disposto a colaborar com o Executivo, diz Temer"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!