Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Política

Ex-ministro Andrade Vieira morre aos 76 anos no Paraná

.

SÃO PAULO, SP - O empresário José Eduardo Andrade Viera, 76, ex-presidente do extinto Banco Bamerindus, morreu ontem em Londrina. Andrade Vieira estava internado com quadro de pneumonia desde o dia 12 de janeiro. 

Ex-senador pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), Andrade Vieira foi ministro da Indústria, Comércio e Turismo entre 1992 e 1993 no governo Itamar Franco. Acumulou também a pasta da Agricultura, Abastecimento e Reforma Agrária no período. 

Assumiu a presidência do PTB em 1994. Voltou ao governo no ano seguinte em 1995, já no governo Fernando Henrique Cardoso, como ministro da Agricultura. 

No Bamerindus, banco fundado por sua família, foi responsável por levar a instituição até então restrita ao Estado do Paraná a se tornar um dos maiores do setor privado no país nos anos 90. 

A instituição, no entanto, passou por dificuldades financeiras em 1997 e sofre intervenção do Banco Central, que vendeu a "parte boa" para o britânico HSBC.

Além do banco, Andrade Vieira atuou no setor de comunicação, após a compra do jornal "Folha de Londrina" em 1992. Também tinha fazendas na região do Paraná. 

O empresário deixa sete filhos. O corpo foi cremado na manhã desta segunda (2).

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Política

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber