MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Governo retomará reforma política no primeiro trimestre, assegura ministro

BRASÍLIA, DF - Responsável pela articulação do governo federal com os movimentos sociais, o ministro Miguel Rossetto (Secretaria-Geral da Presidência) afirmou que o governo tem como prioridade retomar, ainda no primeiro trimestre, a agenda da reforma polí

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.01.2015, 13:00:00 Editado em 27.04.2020, 20:04:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRASÍLIA, DF - Responsável pela articulação do governo federal com os movimentos sociais, o ministro Miguel Rossetto (Secretaria-Geral da Presidência) afirmou que o governo tem como prioridade retomar, ainda no primeiro trimestre, a agenda da reforma política no país. 

continua após publicidade

"Essa é uma agenda definitiva para a sociedade brasileira. No processo eleitoral todos os partidos expressaram isso. A sociedade quer uma reforma política", disse, nesta terça-feira (13). Segundo Rossetto, a presidente Dilma Rousseff já manifestou seu compromisso de responder a essa demanda. 

O ministro deverá intensificar sua agenda de encontros com setores da sociedade que estão à frente de movimentos pela reforma política. Segundo ele, já há reunião marcada com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). "Vamos cumprir nossa responsabilidade política, que ninguém duvide disso", disse. 

continua após publicidade

O governo espera que até março haja a possibilidade de se redesenhar um cenário favorável à discussão no Congresso das medidas para viabilizar a mudança. Segundo Rossetto, os temas a serem pautados ainda estão em aberto, e será necessário um diálogo maior com o Congresso e com a sociedade. 

"Temos que respeitar um tempo político, a partir de fevereiro. O novo Congresso terá que ser sensível a esse tema." 

Para o ministro, as bases para a reforma são projetos que já tramitam no Legislativo, propostas da sociedade civil, iniciativas do governo e temas que esperam análise do Judiciário. Sem avanço, a Câmara dos Deputados discute reforma política há 20 anos. 

continua após publicidade

"É uma agenda em aberto porque temos que repactuar alguns acordos. O Congresso Nacional terá a última palavra nesse tema e a presidente vai trabalhar para estimular esse debate", disse. 

REFERENDO OU PLEBISCITO
De acordo com o ministro, o governo está disposto a ceder em alguns pontos, como a realização de um referendo, em vez de um plebiscito, o que governo sempre defendeu. 

"Nenhuma das ideias foi descartada, nem a do plebiscito. A ideia forte é de uma consulta popular. Temos opinião e achamos que plebiscito cria condições melhores para expressar essa opinião [popular]", afirmou. 

continua após publicidade

Rossetto promoveu um café da manhã com jornalistas na manhã desta terça no Palácio do Planalto. Durante sua apresentação aos jornalistas, ele afirmou que um dos objetivos do seu mandato à frente da Secretaria-Geral será tomar iniciativas para incentivar "o amplo e verdadeiro processo de diálogo com a sociedade civil". 

Para Rossetto, esse diálogo irá ampliar a capacidade de qualificação das políticas públicas.

continua após publicidade

"A Secretaria-Geral vai estimular essa dinâmica. Será uma construção participativa com toda a sociedade. Isso faz parte de uma dinâmica de todo o governo porque é melhor quando governamos assim. A capacidade de acertar cresce e a de errar, diminui", afirmou. 

Ele disse que o governo deverá apresentar em agosto o projeto de atualização do Plano Plurianual (PPA), com uma dinâmica aberta de participação social. "Vamos regionalizar as discussões para abrir debates. Será uma agenda que irá assegurar direitos, emprego e renda.

Mesmo com os ajustes, que são normais em inícios de governo, todos os programas sociais estão mantidos", disse.

"Gostamos de democracia, mas gostamos de uma democracia viva. Trata-se, portanto, de uma capacidade de iniciativa do governo de trabalhar com todos esses temas que pautam a sociedade."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Governo retomará reforma política no primeiro trimestre, assegura ministro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!