MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Medida de Richa suspende concursos e contratações

 O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), iniciou seu segundo mandato no estado assinando um pacote de 18 decretos para impor maior rigor na execução do orçamento do Poder Executivo. O objetivo é realizar uma economia de R$ 1 bilhão nos gastos de custei

Da Redação

·
O governador Beto Richa deve anunciar sanção da lei hoje à tarde, em Apucarana  - Foto: Agência Estadual de Notícias
Icone Camera Foto por Reprodução
O governador Beto Richa deve anunciar sanção da lei hoje à tarde, em Apucarana - Foto: Agência Estadual de Notícias
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.01.2015, 11:45:00 Editado em 27.04.2020, 20:04:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

 O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), iniciou seu segundo mandato no estado assinando um pacote de 18 decretos para impor maior rigor na execução do orçamento do Poder Executivo. O objetivo é realizar uma economia de R$ 1 bilhão nos gastos de custeio ao longo de 2015. “São medidas de austeridade que garantem a melhoria, a eficiência e o aperfeiçoamento da gestão pública e o controle dos gastos públicos”, declarou o governador.

Entre as medidas estabelecidas pelos decretos estão: a renegociação de todos os contratos e licitações em andamento, o levantamento completo das dívidas do estado, a proibição de contratar novos servidores efetivos e a suspensão de concursos públicos cujos editais ainda não haviam sido divulgados.

De acordo com um dos decretos, “ficam vedadas a admissão ou contratação de pessoal no âmbito da Administração Pública direta e indireta, incluindo as autarquias, inclusive as de regime especial, as fundações instituídas ou mantidas pelo Estado, as empresas públicas e as sociedades de economia mista”. Além disso, a determinação também é válida para os “concursos cujos editais ainda não tenham sido publicados, os quais deverão ser encaminhados aos respectivos Secretários de Estado para reavaliação”.

Entretanto, a determinação não se aplica às nomeações e designações para cargos em comissão ou funções de confiança e o governador poderá, excepcionalmente, autorizar a realização de concursos, bem como a admissão ou contratação de pessoal. Outro decreto importante para o corte de despesas é o que determina uma reavaliação nas licitações e contratos do governo, mencionando que os gestores públicos devem adiar as contratações, parcelar os pagamentos ou mesmo rescindir o contrato até o dia 30 de abril. As negociações não poderão gerar aumento de preços.

NOVA GESTÃO - O governador Beto Richa nomeou, durante a cerimônia de posse no Palácio Iguaçu, os secretários que irão compor a equipe de governo para a próxima gestão. A nova administração terá 17 Secretarias de Estado, além dos órgãos de assessoria e apoio técnico e as empresas públicas. Richa ressaltou que fez uma análise criteriosa dos nomes que irão auxiliá-lo na administração e que todos os órgãos e secretarias devem cumprir metas ousadas em benefício da população paranaense.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Medida de Richa suspende concursos e contratações"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!