Facebook Img Logo
Mais lidas
Política

Em discurso no parlatório, Dilma promete 'nova etapa' de mudanças sociais

.

BRASÍLIA, DF - Num curto discurso, de 11 minutos, a presidente Dilma Rousseff prometeu à população brasileira "inaugurar uma nova etapa" de mudanças sociais no Brasil. Ela reconheceu que serão feitos "ajustes na economia", mas disse que as medidas serão tomadas "sem revogar direitos conquistados ou trair nossos compromissos sociais".
A fala ocorreu dias depois de o governo federal anunciar cortes em benefícios trabalhistas e previdenciários, como seguro-desemprego, abono salarial e pensão pós-morte. O governo afirma que apenas corrigiu distorções.
"Sempre estive e sempre estarei ao lado de vocês e nada, absolutamente nada, ninguém, absolutamente ninguém, vai me afastar desse compromisso. (...) Assumo aqui com vocês, nesta praça, o meu compromisso de inaugurar uma nova etapa nesse processo histórico de mudanças sociais para o Brasil", afirmou no parlatório, ao lado do vice-presidente, Michel Temer.
"De pé e com fé, porque nos vamos juntos fazer a reforma política. (...) De pé e com fé, porque vamos continuar o Minha Casa Minha Vida, o Prouni [programa de bolsas para alunos de baixa renda], o Fies [Fundo de Financiamento Estudantil], o Ciência sem Fronteiras", afirmou.
Dilma pediu a confiança dos brasileiros, destacando o fato de que, enquanto diversos países viviam uma situação de desemprego e crise econômica, o Brasil manteve seus programas sociais. Agora, ela pediu "apoio e compreensão" dos brasileiros.
"Para conseguir avançar é preciso mais do que nunca do apoio e compreensão de vocês. Quero pedir o apoio de todos, de leste a oeste, norte a sul do Brasil. Hoje, depois de 12 anos de governo popular e de grandes transformações, o povo tem o direito de dizer: nenhum direito a menos, nenhum passo atrás."
FAIXA PRESIDENCIAL
Com um atraso de 40 minutos, a presidente deu início ao pronunciamento à população brasileira, pouco depois de receber do cerimonial do Palácio a faixa presidencial.
Enquanto no Congresso Nacional a fala de Dilma teve o objetivo de apontar metas e compromissos do novo mandato, no parlatório o discurso teve um tom de saudação aos brasileiros.
O evento foi acompanhado por cerca de 800 convidados no salão nobre do edifício. O local foi dividido em alas de acordo com o perfil dos presentes -governadores, familiares de Dilma e movimentos sociais, por exemplo.
A primeira fileira foi chamada de "diamante" por servidores do Palácio -ali estavam ministros, o ex-presidente Lula e o senador José Sarney (PMDB-AP).

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas de Política

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber