MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

25 de fevereiro: vídeo engana que bolsonaristas ocuparam só uma quadra da Avenida Paulista

O que estão compartilhando:postagem mostra imagens fechadas do ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados, no domingo, 25, em São Paulo, e diz que o evento ocupou somente uma quadra da Avenida Paulista. "Queriam lotar a Avenida Paulista, ma

Bernardo Costa (via Agência Estado)

·
Escrito por Bernardo Costa (via Agência Estado)
Publicado em 27.02.2024, 12:37:00 Editado em 27.02.2024, 13:45:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O que estão compartilhando:postagem mostra imagens fechadas do ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados, no domingo, 25, em São Paulo, e diz que o evento ocupou somente uma quadra da Avenida Paulista. "Queriam lotar a Avenida Paulista, mas só conseguiram lotar uma quadra", diz a mulher no vídeo, que viralizou no Instagram.

continua após publicidade

O Estadão Verifica apurou e concluiu que:é enganoso. As imagens mostradas na postagem foram selecionadas de forma a não dar a dimensão real da presença de pessoas no ato. A imprensa registrou estimativas que, apesar de variarem entre si, são todas superiores a "uma quadra", como diz a postagem. Ao citar o espaço da Avenida Paulista, a mídia fala em "ao menos quatro quarteirões" até "ao longo de dez quadras". A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) estima o público na via em 600 mil pessoas. Já pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) falam em 185 mil pessoas. Os números variam a depender da metodologia utilizada (clique aqui para saber mais).

Saiba mais:Imagens aéreas divulgadas pelo Estadão mostram um público muito superior a uma quadra. As estimativas da concentração de pessoas variam, mas todas são superiores ao que afirma a postagem enganosa. O programa Fantástico, da TV Globo, cita que o público se estendeu por cerca de sete quarteirões da Avenida Paulista. Já a reportagem do site Metrópoles observou a presença de manifestantes ao longo de dez quadras. O UOL fala em ao menos quatro quarteirões, a AFP, em mais de seis, e a TV Record cita a ocupação de nove quadras.

continua após publicidade

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) divulgou que a manifestação reuniu 600 mil pessoas na Avenida Paulista e um total de 750 mil considerando ruas adjacentes. Ainda de acordo com os dados da SSP, a presença de manifestantes no domingo superou os atos de 7 de Setembro de 2021 e 2022, quando 50,4 mil e 125 mil, respectivamente, compareceram à Avenida Paulista para apoiar Bolsonaro.

Já o projeto "Monitor do debate político no meio digital", da Universidade de São Paulo (USP), divulgou um número menor: 185 mil pessoas no momento de pico da manifestação, às 15h. Segundo os responsáveis pelo projeto, foram tiradas 43 fotos áreas entre 15h e 17h. A contagem de pessoas foi feita por um software que utiliza inteligência artificial e identifica cabeças para estimar a quantidade de pessoas em uma imagem. A margem de erro é de 12% para mais ou para menos.

O ato na Avenida Paulista foi convocado por Bolsonaro em meio às investigações da Polícia Federal sobre crimes de tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito que teriam sido praticados pelo ex-presidente Bolsonaro e um grupo de aliados. As investigações resultaram na Operação Tempus Veritatis, que cumpriu 33 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares diversas da prisão no círculo mais próximo do ex-presidente. Bolsonaro também foi alvo e teve que entregar seu passaporte à Justiça.

Na manifestação de domingo, Bolsonaro negou liderar uma articulação golpista depois da derrota nas eleições de 2022 e pediu anistia a presos de 8 de Janeiro, episódio de 2023 em que apoiadores invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. No ato na Avenida Paulista, Bolsonaro demonstrou estar satisfeito com a presença do público: "Como eu convidei a vocês, eu estou muito orgulhoso e grato por vocês terem aceito esse convite".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "25 de fevereiro: vídeo engana que bolsonaristas ocuparam só uma quadra da Avenida Paulista"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!