MAIS LIDAS
VER TODOS

POLITICA

21 pessoas morrem e 116 ficaram feridas em manifestação em Moçambique

Desde 21 de outubro, o registro da plataforma eleitoral Decide contabiliza 569 pessoas baleadas em todo o país, além de 252 mortos e seis desaparecido

Da Redação

·
Manifestações são resultado das eleições
Icone Camera Foto por .freepik
Manifestações são resultado das eleições
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.12.2024, 15:27:38 Editado em 26.12.2024, 15:28:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

Pelo menos 21 pessoas morreram e 116 ficaram feridas desde segunda-feira (23) nas manifestações de contestação aos resultados das eleições moçambicanas, anunciou o Hospital Central de Nampula (HCN), o maior do norte do país.

continua após publicidade

"Até o momento, o HCN registrou 21 óbitos e atende a 116 pacientes com ferimentos graves e ligeiros, causados principalmente por armas de fogo e outras lesões associadas", informou o hospital, em comunicado, citando dados de até quarta-feira.

Segundo o HCN, dos 21 óbitos, 17 ocorreram fora do hospital e os restantes no banco de socorros, "devido à gravidade das lesões". Trinta um pacientes permanecem internados em diferentes enfermarias.

Cachimo Mulima, diretor-geral do hospital, citado no documento, explicou que os protestos dificultam o trabalho das equipes médicas, com profissionais sendo bloqueados em barricadas e os manifestantes dificultando a circulação de ambulâncias, "comprometendo o atendimento a feridos".

continua após publicidade

O hospital informou ainda que consumiu, até essa quarta-feira, 40 unidades (0,45 litros cada) de sangue, contando agora com 70 unidades disponíveis, o que "pode não ser suficiente caso a violência persista".

"A situação em Nampula reflete a magnitude dos protestos em todo o país, com o sistema de saúde enfrentando desafios críticos para atender às demandas geradas pela violência pós-eleitoral. A comunidade espera que as tensões sejam resolvidas pacificamente nos próximos dais".

LEIA MAIS: Mulher ameaçada de morte com picareta é resgata pela Guarda Municipal

continua após publicidade

O Conselho Constitucional de Moçambique proclamou, na tarde de segunda-feira, Daniel Chapo, candidato apoiado pela Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo, no poder), como vencedor da eleição a presidente da República, com 65,17% dos votos, sucedendo no cargo a Filipe Nyusi, bem como a vitória da Frelimo, que manteve a maioria parlamentar, nas eleições gerais de 9 de outubro.

continua após publicidade

O anúncio provocou o caos em todo o país, com manifestantes nas ruas, barricadas, pilhagens e confrontos com a polícia, que tem feito disparos para tentar a desmobilização.

Segundo novo balanço feito hoje pela plataforma eleitoral Decide, pelo menos 252 pessoas morreram nas manifestações pós-eleitorais em Moçambique desde 21 de outubro, metade das quais desde o anúncio dos resultados finais, na segunda-feira.

De acordo com o mais recente balanço da organização não governamental (ONG) moçambicana que monitoriza os processos eleitorais, com dados até as 9h (hora local) de hoje, desde 23 de dezembro já morreram nessas manifestações 125 pessoas.

continua após publicidade

Desde segunda-feira, a ONG contabiliza 224 pessoas baleadas, das quais 59 na cidade de Maputo e 37 na província de Maputo, bem como 43 em Nampula e 65 em Sofala.

Desde 21 de outubro, o registro da plataforma eleitoral Decide contabiliza 569 pessoas baleadas em todo o país, além de 252 mortos e seis desaparecidos.

📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão

Somam-se ainda 4.175 detidos desde o início dos protestos pós-eleitorais, 137 dos quais desde segunda-feira.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "21 pessoas morrem e 116 ficaram feridas em manifestação em Moçambique"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!